Minas perdeu 746 vidas nas estradas em seis meses; tragédias na Zona da Mata mostram que o alerta continua
Estado registrou uma morte a cada 5h49 no primeiro semestre. Depois disso, Carangola perdeu três pessoas em um único acidente, Muriaé teve três mortes em duas colisões na mesma madrugada e dados de Manhuaçu revelam 75 óbitos nas BR-116 e BR-262 desde 2021
Minas Gerais perdeu 746 pessoas nas rodovias estaduais e federais apenas nos primeiros seis meses de 2026.
Transformado em tempo, o número é ainda mais difícil de ignorar: uma morte a cada 5 horas e 49 minutos.
No mesmo período, foram registrados aproximadamente 14 mil sinistros e 7.820 pessoas feridas. Em média, uma ocorrência aconteceu a cada 56 minutos e alguém saiu ferido das estradas mineiras a cada 1 hora e 46 minutos.
Os números já eram suficientemente graves quando o Jornal Carangola publicou a primeira versão desta reportagem, em setembro.
O que aconteceu depois ajuda a explicar por que eles não podem ser tratados apenas como uma estatística estadual distante.
Na Zona da Mata e no entorno de Carangola, acidentes fatais continuaram se acumulando em corredores que fazem parte da rotina da população regional.
Em agosto, três pessoas morreram em um único acidente na MGC-482, em Carangola.
Onze dias depois, três pessoas morreram em duas colisões registradas na BR-116, em Muriaé, em um intervalo inferior a duas horas e em pontos separados por cerca de 11 quilômetros.
Em Manhuaçu, levantamento sobre as rodovias federais que atravessam o município revela uma dimensão ainda maior: 1.020 sinistros, 75 mortes e mais de 1.250 pessoas feridas entre 2021 e setembro de 2026.
Quando o mapa é aproximado, a estatística deixa de ser abstrata.
As estradas onde Minas perde uma vida a cada poucas horas são também as estradas que Carangola e a região utilizam todos os dias.
14 mil acidentes em apenas seis meses
O levantamento estadual consolida informações da Polícia Rodoviária Federal, responsável pelas BRs, e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, que reúne registros relacionados às rodovias estaduais.
Entre janeiro e junho de 2026 foram contabilizados cerca de 14 mil sinistros.
Desse total, 4.261 ocorreram em rodovias federais e aproximadamente 9,7 mil nas estradas estaduais.
O número praticamente não mudou em relação ao mesmo período de 2025, quando haviam sido registrados 13.953 sinistros. A alta foi de apenas 0,3%.
Mas estabilidade estatística não significa normalidade.
Manter aproximadamente 14 mil acidentes em apenas seis meses significa conviver com quase 78 ocorrências por dia nas rodovias mineiras.
As mortes diminuíram, mas o número continua brutal
Existe uma informação positiva que precisa ser registrada.
No primeiro semestre de 2025, Minas havia contabilizado 803 mortes. Em 2026 foram 746.
Isso representa redução de aproximadamente 7,1%.
O número de feridos também caiu, de 8.167 para 7.820, recuo de cerca de 4,2%.
É uma melhora real.
Mas existe uma diferença entre reconhecer uma melhora estatística e considerar o problema resolvido.
Setecentas e quarenta e seis pessoas mortas em seis meses continuam representando uma perda humana numa escala que dificilmente seria considerada aceitável em qualquer outro serviço público.
É exatamente essa lógica que orienta hoje as políticas modernas de segurança viária: reduzir mortes não basta enquanto a própria morte continuar sendo tratada como consequência inevitável da mobilidade.
BR-381 lidera, mas BR-116 e BR-262 colocam nossa região dentro do problema
Entre as rodovias federais mineiras, a BR-381 apresentou o maior volume no levantamento do primeiro semestre, com 1.347 sinistros, 87 mortes e 1.633 feridos.
A BR-040 apareceu em seguida, com 850 acidentes, 73 mortes e 1.019 feridos.
Na sequência do levantamento aparecem justamente duas rodovias fundamentais para a nossa região: BR-116 e BR-262.
A BR-116 atravessa diretamente o corredor regional de Leopoldina, Muriaé, Miradouro, Fervedouro e municípios ligados a Carangola.
A BR-262 é um dos principais eixos de Manhuaçu e de ligação da região com outras partes de Minas.
Para o leitor daqui, portanto, a discussão não está concentrada na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Ela passa pelos caminhos utilizados para trabalhar, estudar, transportar produção, chegar a hospitais, visitar familiares ou acessar cidades vizinhas.
Carangola perdeu três pessoas em uma única ocorrência
Um dos acidentes mais graves registrados no segundo semestre ocorreu dentro de Carangola.
Na tarde de 10 de agosto, um caminhão que trafegava pela MGC-482, no km 50, entre Fervedouro e Carangola, saiu da pista e atingiu uma guarita às margens da rodovia.
Os três ocupantes do caminhão morreram.
Um motociclista de 19 anos que estava próximo ao local também foi atingido e sofreu fraturas.
A ocorrência aconteceu depois do período abrangido pelos números do primeiro semestre.
Por isso, aquelas três mortes não devem ser simplesmente somadas aos 746 óbitos do levantamento original sem uma consolidação oficial posterior.
Mas servem para mostrar uma coisa importante: o problema não terminou em junho.
Em Muriaé, três mortes em menos de duas horas
A BR-116 trouxe outro retrato brutal dessa continuidade.
Na madrugada de 21 de agosto, dois acidentes graves foram registrados em Muriaé.
O primeiro aconteceu no km 698 e envolveu um automóvel e um ônibus. O motorista do carro morreu.
Cerca de uma hora depois, aproximadamente 11 quilômetros adiante, outra colisão, dessa vez entre um ônibus e um caminhão, matou os motoristas dos dois veículos.
Em uma única madrugada, três pessoas morreram no mesmo corredor rodoviário, além dos feridos.
Os acidentes ocorreram justamente em uma região onde a BR-116 desempenha papel central na circulação entre Muriaé, Miradouro, Fervedouro, Divino e Carangola.
Divino também entrou nessa estatística
Em abril, uma colisão frontal registrada no km 632 da BR-116, em Divino, matou um motorista de 39 anos.
Outras três pessoas ficaram feridas.
As vítimas foram encaminhadas para atendimento hospitalar na Casa de Caridade de Carangola.
Esse detalhe ajuda a mostrar que um acidente rodoviário não termina no local da colisão.
Ele mobiliza PRF, bombeiros, Samu, Polícia Civil, concessionária, hospitais e estruturas de saúde das cidades próximas.
Existe, portanto, um custo humano evidente e também um custo público distribuído por toda a rede regional.
Manhuaçu mostra que não estamos falando de casos isolados
Um levantamento com dados da Polícia Rodoviária Federal e do painel de sinistros do DNIT ajuda a ampliar ainda mais essa leitura.
Entre 2021 e setembro de 2026, as rodovias federais que atravessam Manhuaçu registraram 1.020 sinistros de trânsito.
As ocorrências envolveram aproximadamente 2.600 pessoas e 1.967 veículos.
O resultado humano foi pesado:
- 75 mortos;
- 306 pessoas com ferimentos graves;
- 951 com ferimentos leves.
A BR-262 respondeu por 611 sinistros no período e a BR-116 por outros 409.
Somente em 2026, a base consultada já acumulava 70 ocorrências quando o levantamento regional foi produzido. Como o ano ainda estava incompleto, o número não deve ser comparado diretamente com anos fechados.
Existe outro dado particularmente revelador.
98,7% dos sinistros registrados nesse recorte ocorreram em pista simples.
E 63,3% aconteceram em trechos classificados como urbanos.
Isso desmonta a ideia de que o risco rodoviário está restrito a grandes viagens ou a trechos remotos.
Boa parte das colisões ocorre exatamente onde rodovia e vida urbana se encontram.
A falta de atenção aparece centenas de vezes
No levantamento de Manhuaçu, a falta de atenção do condutor aparece como causa associada a 434 dos 1.020 sinistros.
A desobediência à sinalização aparece em seguida, com 127 registros.
Em nível estadual, falta de atenção, distância insuficiente entre veículos, velocidade incompatível, atropelamentos, ingresso na contramão e falhas de reação também aparecem entre os fatores relacionados aos acidentes mais graves.
Mas existe uma armadilha quando toda discussão termina simplesmente com a frase “o motorista precisa ter mais atenção”.
Segurança viária não pode ser responsabilidade apenas de quem dirige
O próprio modelo nacional de segurança no trânsito adotado pelo Ministério dos Transportes parte de um princípio diferente.
A abordagem chamada Sistema Seguro reconhece que seres humanos cometem erros e que o sistema de transporte deve ser projetado para impedir que um erro previsível termine em morte.
Isso significa dividir responsabilidade.
O motorista precisa respeitar velocidade, sinalização, distância, condições do veículo e regras de circulação.
Mas quem projeta, administra, concede, conserva e fiscaliza a rodovia também possui responsabilidade.
Entram nessa conta:
- geometria da pista;
- qualidade do pavimento;
- sinalização;
- acostamentos;
- iluminação em pontos críticos;
- controle de velocidade;
- tratamento de interseções e trevos;
- proteção para pedestres e ciclistas;
- fiscalização;
- tempo de resposta do resgate.
O erro humano pode explicar uma colisão.
Não deveria explicar automaticamente uma morte.
O Brasil assumiu meta de reduzir mortes pela metade até 2030
O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o Pnatrans, estabelece como objetivo reduzir em pelo menos 50% o índice de mortes no trânsito até 2030, tomando como referência os indicadores definidos no plano.
A política está alinhada à Década de Ação pela Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas.
Isso transforma números como os de Minas em algo maior do que uma sucessão de notícias policiais.
Eles são também um indicador de política pública.
Se existe uma meta nacional de redução de mortes, é preciso medir se cada rodovia, estado e município está caminhando na direção dessa meta.
Na Zona da Mata, o mapa dos acidentes deveria virar mapa de intervenção
Existe uma diferença essencial entre saber onde pessoas morrem e utilizar essa informação para evitar a próxima morte.
A repetição de ocorrências em determinados trechos deveria produzir respostas igualmente repetidas do poder público e das concessionárias:
Onde estão os quilômetros com maior frequência de colisões?
Onde ocorrem as mortes?
Quais trevos concentram acidentes?
Quais pontos possuem histórico de invasão de contramão?
Onde pedestres precisam cruzar rodovias?
Onde falta acostamento?
Onde a velocidade permitida não combina com a geometria da via?
Quanto tempo o socorro leva para chegar?
Quais intervenções foram realizadas depois de cada morte?
Esse é o ponto em que estatística deixa de ser relatório e passa a ser instrumento de cobrança.
Juiz de Fora também acendeu outro alerta
O problema regional não aparece apenas nas rodovias.
Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública mostraram crescimento de 26% nos registros de acidentes de trânsito em Juiz de Fora entre janeiro e julho de 2026 na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Esse dado inclui o trânsito do município e não deve ser confundido diretamente com a estatística exclusivamente rodoviária usada no levantamento estadual.
Mas ajuda a completar o quadro da Zona da Mata: o problema de segurança no deslocamento atravessa rodovias, perímetros urbanos e pontos onde os dois sistemas se misturam.
Uma morte a cada seis horas não pode virar paisagem
O título original desta reportagem dizia que Minas perdia aproximadamente uma vida nas estradas a cada seis horas.
O cálculo mais preciso mostra uma morte a cada 5 horas e 49 minutos.
A diferença de onze minutos não muda a dimensão do problema.
O que precisa mudar é nossa tolerância diante dele.
Quando três mortes acontecem em Carangola, outras três numa única madrugada em Muriaé, dezenas se acumulam em Manhuaçu e centenas aparecem no balanço estadual, não estamos diante apenas de uma sequência inevitável de fatalidades individuais.
Estamos diante de um problema contínuo de segurança pública, infraestrutura, comportamento, fiscalização, engenharia e saúde.
Reduzir velocidade irresponsável importa.
Fiscalizar importa.
Educar importa.
Mas também importa identificar trechos perigosos antes da próxima colisão, corrigir infraestrutura, melhorar sinalização e obrigar gestores e concessionárias a transformar banco de dados em intervenção concreta.
Depois de 746 mortes em seis meses, a pergunta não pode ser apenas “quantas pessoas morreram?”.
A pergunta seguinte precisa ser:
o que foi feito nos lugares onde elas morreram para impedir que o mesmo aconteça novamente?
Essa é a diferença entre registrar uma tragédia e aprender alguma coisa com ela.
Fontes: Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Portal de Dados Abertos de Minas Gerais, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Ministério dos Transportes, Pnatrans, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Militar Rodoviária, Rádio Itatiaia, Portal Caparaó, Estado de Minas e arquivo do Jornal Carangola.





COMENTÁRIOS