• Jornal Carangola

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta na Zona da Mata e Vertentes


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, foi antecipada e começa oficialmente nesta quarta-feira (10) nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, este ano público alvo será crianças, de seis meses a seis anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade) e gestantes.


A vacina ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A campanha continua até 31 de maio, tendo o dia 4 de maio como o "Dia D de Mobilização Nacional".


Além das crianças, serão vacinados idosos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, doentes crônicos (dentro do grupo das comorbidades indicadas pelo Ministério da Saúde e com receita médica), professores das redes pública e particular, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.


Datas por grupos


Entre os dias 10 e 19 de abril, serão vacinados somente as crianças, de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas. A segunda fase da campanha começa em 22 de abril, quando inicia a vacinação de idosos e todos os outros grupos, que vai até 31 de maio.


As crianças e gestantes que não vacinaram até o dia 19 de abril poderão ser imunizados também nesta segunda fase.


Para serem imunizados, os usuários devem apresentar cartão de vacinas ou um documento de identidade. Todas as unidades estão equipadas para atualizar as vacinas pendentes, inclusive contra a pólio, sarampo e febre amarela.

Influeza: Quem não pode se vacinar?

A Influenza, conhecida como gripe, é doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, como febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia (dor muscular) e anorexia, assim como sintomas respiratórios, com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção dura, geralmente, uma semana, com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.


A vacina é contraindicada nos seguintes casos:


  • Doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença;

  • Histórico de alergia a ovo: pessoas que após ingestão de ovo apresentaram apenas urticária: administrar a vacina sem qualquer cuidado especial;

  • Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram outros sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos): administrar a vacina em ambiente adequado (atendimento de urgência e emergência) para tratar manifestações alérgicas graves. A vacinação deve ser supervisionada por um profissional de saúde que seja capaz de reconhecer e atender as condições alérgicas graves;

  • História de anafilaxia em doses anteriores a componentes da vacina: recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose e se indicada realizar o procedimento sob observação;

  • Em caso de ocorrência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

FOTO-PERFIL.png
ORÇAMENTO.png

Parceiros

exame.png
perfil.png
açougue-fava.png
campestre-branco.png
mauricio padilha.png
FORNO-&CIA.png
projetilar.png
michelle.png
jornal-carangola.png
BAILE-DA-INDEPENDÊNCIA-TODOS-finalizado.png