As chuvas intensas que têm assolado diversas regiões de Minas Gerais nas últimas semanas têm gerado prejuízos e danos materiais em várias cidades do estado. Devido à magnitude do impacto, várias cidades mineiras optaram por cancelar as comemorações do Carnaval deste ano, que estavam programadas para começar no próximo sábado (18/02).
A decisão foi tomada em função dos estragos causados pelas fortes chuvas que assolam a região, especialmente na Zona da Mata, onde pelo menos dois municípios tiveram que suspender as celebrações da festa de momo.
Nessa segunda-feira (13/2), a Prefeitura de Ewbank da Câmara, na Zona da Mata, anunciou o cancelamento da programação de carnaval da cidade. O município foi atingido por um forte temporal na última terça-feira (7/2), que deixou mais de 200 famílias desabrigadas. A água invadiu casas e prédios, causando estragos em vários pontos da cidade. A situação é similar à de Santos Dumont, também na mesma região mineira, que decretou estado de calamidade pública e emergência pelas chuvas e cancelou o Carnaval deste ano.
A decisão da prefeitura da cidade leva em conta o impacto negativo na vida das pessoas afetadas e o histórico de persistência das chuvas por mais de dois meses.
Outras cidades de Minas Gerais também foram afetadas pelas chuvas. Ontem, o carnaval de Formiga, cidade no Centro-Oeste do estado, foi cancelado devido às fortes chuvas que causaram alagamentos e deixaram pessoas ilhadas em casas e veículos. O município pretende decretar estado de emergência devido ao temporal desse domingo (12/2). Em janeiro, as prefeituras de São Domingos da Prata, no Vale do Aço, e Dionísio, no Vale do Rio Doce, também já haviam anunciado o cancelamento do Carnaval 2023 em função dos danos causados pelas chuvas nessas regiões.
As chuvas que atingiram Minas Gerais em janeiro e fevereiro já deixaram mais de 270 municípios em estado de emergência, de acordo com o último balanço da Defesa Civil Estadual. O município de Riacho dos Machados, no Norte de Minas, foi o mais recente a integrar a lista.
Diante desse cenário, o cancelamento das comemorações do Carnaval em várias cidades mineiras é uma medida sensata e necessária para evitar riscos à vida da população e prejuízos ainda maiores.
É importante que as autoridades estejam atentas à situação e ofereçam assistência às famílias afetadas pelas chuvas. Ações preventivas e de mitigação de riscos também devem ser priorizadas para minimizar os impactos das chuvas nas próximas semanas.
Por | Alex Ferreira Jornalista Inclusivo
Comments