Segundo a perícia, o primeiro impacto após a queda ocorreu a 26 metros da ponte; depois, o veículo fez um giro longitudinal até a última colisão, na parte da frente, a 34,5 metros do viaduto. Subiu para 18 o número de mortos.
De acordo com a Polícia Civil, 13 pessoas morreram no local do acidente e outras cinco morreram no Hospital Margarida
As causas do acidente com um ônibus de turismo que caiu de uma altura de 35 metros da chamada Ponte Torta, na BR-381, entre João Monlevade e Nova Era, na região Central de Minas, na tarde da última sexta-feira (4), ainda são desconhecidas.
Ainda não se sabe também se o coletivo estava em alta velocidade no momento da queda, e se outro veículo se envolveu no acidente, que deixou 18 mortos e 26 feridos, entre eles, um garoto de 15 anos. As informações foram repassadas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em coletiva de imprensa realizada, na tarde deste sábado (5), em Belo Horizonte.
Conforme a perita criminal Daniella Rodrigues Caldas Leite, todos os elementos, como medições e fotografias, foram coletados do local do acidente para análise. Um equipamento do coletivo também foi recolhido para que os peritos analisem se houve alguma falha mecânica no ônibus que possa ter causado o acidente.
“A ponte possui um declive de 4 graus em sua subida. Até agora, o que podemos afirmar é que, quando transitava na altura do KM 350 da via, o ônibus iniciou um movimento de marcha ré e, depois, ele precipitou, devido à inclinação da pista, descendo sem controle, e saindo pela lateral esquerda da ponte. Com isso, o primeiro impacto ocorreu a 26 metros da ponte. Depois, o veículo fez um movimento de giro longitudinal até colidir a sua parte frontal a 34,5 metros da ponte”, esclareceu a perita criminal.
Ainda de acordo com Daniella, não é possível precisar quando o laudo com a causa do acidente será finalizado, já que outros exames e perícias complementares podem ser necessários posteriormente.
Entenda
Antes de o ônibus de turismo cair da ponte de 35 metros, algumas pessoas conseguiram pular do veículo em movimento, na tentativa desesperada de salvar as suas vidas. Infelizmente, mesmo assim, 18 morreram e 26 ficaram feridas, entre elas, um garoto de 15 anos.
Até o momento, oito vítimas do acidente, que estavam dentro do coletivo, já foram ouvidas pelos investigadores da Polícia Civil.
O motorista do ônibus que fugiu da cena do acidente segue desaparecido. Já outro motorista do coletivo faleceu na queda. Os policiais também investigam se havia um terceiro motorista no veículo.
A Prefeitura de João Monlevade, na região Central de Minas Gerais, confirmou, na manhã deste sábado (5), mais uma morte decorrente do acidente do ônibus de turismo que caiu do viaduto Ponte Torta. Com isso, o número total de óbitos chega a 18.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, a vítima é Elias Vieira Batalha, de 59 anos, que estava internado no CTI do Hospital Margarida, em João Monlevade. O homem é de São Paulo, e familiares dele já estão na cidade mineira.
De acordo com a Polícia Civil, 45 pessoas estavam no ônibus. Dessas, 13 morreram no local. A maioria dos feridos (28) foi conduzida para o Hospital Margarida, onde cinco morreram. Três que estavam na unidade hospitalar de João Monlevade foram transferidas para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. Outras três pessoas, que pularam do ônibus antes da queda, não ficaram feridas. O motorista não foi localizado.
No hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), um homem de 33 anos e um menino, de 10, estão em estado grave. Uma menina, de 13 anos, apesar de sofrer traumas, como uma fratura no tornozelo, está em situação menos delicada.
Informações dão conta de que o veículo saiu de Santa Cruz do Deserto, povoado de Mata Grande (AL), às 9h de quinta-feira (3), com destino a São Paulo (SP). Quando estava passando pela ponte, no sentido Belo Horizonte da pista, o condutor teria perdido o controle do ônibus, após suposta falha mecânica no freio, e o veículo voltou em marcha à ré, colidindo com a mureta do viaduto. O ônibus caiu às margens da Estrada de Ferro Vitória Minas e do rio Piracicaba, de uma altura aproximada de 35 metros.
A Polícia Civil de Minas Gerais instaurou inquérito para investigar as causas do acidente. Todos os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Belo Horizonte.
Lista de vítimas
Os bombeiros enviaram a lista das vítimas que perderam a vida no acidente. Veja:
Caio Lucas Santos
Cícero Jeferson Andrade da Silva
Cícero Oliveira Lima
Clemilton Santos Nascimento
Denise Maria do Nascimento
Elias Vieira Batalha
Joelson Queiroz dos Santos
José Ricardo da Silva
José Roberto Santos da Silva
Lázaro Santos Barbosa
Manoel José da Silva
Marcondes Teixeira lima
Maria Silma da silva Batalha
Ainda não identificado
Ainda não identificado
Ainda não identificado
Ainda não identificado
Ainda não identificado
Por LISLEY ALVARENGA, RAFAELA MANSUR E ALEX BESSAS
Comments