Buscar
  • Jornal Carangola

Confira os principais sintomas da covid em pessoas vacinadas

A vacina contra a covid-19 não impede que as pessoas possam ter a doença, afinal não existe ainda vacina 100% eficaz contra o novo coronavírus. No entanto, o imunizante evita casos graves que levam à intubação e à morte. Os sintomas nesses casos, entre as pessoas vacinadas, são um pouco diferentes dos apresentados pelos não vacinados.


Um estudo feito no Reino Unido, com dados de 1 milhão de indivíduos, reuniu as principais manifestações em cada grupo. Esse sintomas foram catalogados pelo aplicativo Zoe Symptom Study.

Veja abaixo:


Principais sintomas em vacinados com a primeira dose

Entre as pessoas que receberam a primeira dose de um imunizante contra a covid-19, a febre – tão descrita no início da pandemia – não aparece com tanta frequência. Os sintomas mais relatados foram:

  • Dor de cabeça

  • Coriza

  • Dor de garganta

  • Espirros

  • Tosse persistente

Principais sintomas de quem está completamente vacinado

Segundo a pesquisa, as pessoas totalmente vacinadas relataram menos sintomas, que duraram por menos tempo, em comparação a quem está parcialmente imunizado (recebeu uma dose). O estudo também notou que as pessoas que foram vacinadas e depois testaram positivo para covid-19 eram mais propensas a relatar espirros como um sintoma em comparação com aquelas não vacinadas.

Nesse casos, as manifestações mais comuns foram:

  • Dor de cabeça

  • Coriza

  • Espirros

  • Dor de garganta

  • Perda de olfato

A febre, tida como um sintoma tradicional da covid-19, apareceu em 12º lugar e a falta de ar, na 29ª posição da lista.


Sintomas da covi-19 em não vacinados

Entre os não vacinados, os sintomas são mais reconhecíveis, no entanto, ainda foi possível observar algumas mudanças desde quando covid-19 apareceu pela primeira vez há um ano. Esse grupo apresentou principalmente:

  • Dor de cabeça

  • Dor de garganta

  • Coriza

A perda de olfato, um sintoma clássico no início da pandemia, foi o 9º problema mais relatado entre os não vacinados. A falta de ar, que também era comum, apareceu na 30ª posição.


Sintomas da variante Delta

Os sintomas da covid-19 também podem variar de acordo com a variante. Nos casos dos infectados pela cepa Delta, a mais contagiosa do coronavírus e que já está no Brasil, os sintomas são semelhantes a de um resfriado leve. Confira abaixo: Alguns sintomas que eram muito relatados na versão original do coronavírus são menos comuns nessa variante. A variante Delta do coronavírus, que foi identificada pela primeira vez na Índia e já se espalhou para vários países, causa sintomas específicos, um pouco diferentes dos causados pela cepa original do vírus.

Antes, febre, tosse contínua e perda de olfato e paladar eram os sinais mais comuns da covid-19, porém a nova cepa tem manifestado mais dores de cabeça, de garganta, coriza e, por último, febre. São sintomas de um resfriado leve, o que pode fazer com que as pessoas não deem a devida importância e continuem circulando, levando o vírus para outros lugares.


“As pessoas podem pensar que acabaram de pegar algum tipo de resfriado sazonal e ainda irem a festas. Elas podem espalhar o vírus para outras seis pessoas. Achamos que isso está alimentando grande parte do problema”, afirma o professor Tim Spector, que dirige um projeto de vigilância do coronavírus para o aplicativo Zoe Covid Symptom.

Além de provocar sintomas um pouco diferentes, também há indícios de que a variante Delta seja muito mais transmissível do que qualquer outra versão do SARS-COV-2.


Apesar da variante dominante no Brasil ser a P.1, que foi identificada pela primeira vez em Manaus, já há casos da cepa Delta no país. Redação: Jornal Carangola

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

FOTO-PERFIL.png
ORÇAMENTO.png

Parceiros

exame.png
mobile-1.png
açougue-fava.png
campestre-branco.png
mauricio padilha.png
FORNO-&CIA.png
projetilar.png
michelle.png
jornal-carangola.png