Buscar
  • Jornal Carangola

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros interditam barragem em Alvorada, distrito de Carangola




A Defesa Civil de Carangola, juntamente com o 2- Pelotão de Corpo de Bombeiros de Muriaé interditaram uma barragem localizada na Fazenda Maranhão em Alvorada próxima a BR 482.


Foi realizada uma vistoria no local, a pedido da Superintendência Regional de Meio Ambiente da Zona da Mata – SUPRAM-ZM, Unidade subordinada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD o qual foi constatado risco de rompimento da estrutura da barragem devido a várias infiltrações e danos a estrutura causado pela ação do tempo e a falta de uma manutenção preventiva conforme consta na lei de barragens de 2015.


Uma equipe técnica da Prefeitura, formada pela Defesa Civil e um corpo de engenharia estiveram no local e avaliaram o risco de rompimento.


Devido à gravidade da situação e a necessidade de ações preventivas imediatas foi acionado o Ministério Público, e foi acordado com os proprietários o esvaziamento imediato da represa para a eliminação total do risco.


Caso houvesse o rompimento, várias famílias poderiam ser atingidas, pois o córrego barroso, que abastecia a represa corta o distrito de Alvorada, com inúmeras casas ribeirinhas, além de obstruir a BR 482, entre Alvorada e Fervedouro.


A barragem possui um espelho d’agua de aproximadamente 9 hectares (90.000) metros quadrados e aproximadamente 221.183 metros cúbicos de água, e somente poderá voltar a receber todo esse volume de água após obras de reforço com projeto técnico e ART - Anotação de Responsabilidade Técnica emitida por um profissional qualificado na área, assegurando os riscos e mantendo uma inspeção frequente do local.


A Defesa Civil informa que medidas de alerta a população nesse caso, não foram aplicadas, pois todas as ações e protocolos para a eliminação do risco foram tomadas com a máxima urgência, com acompanhamento técnico, evitando assim, que informações erradas e distorcidas, gerassem boatos, que poderiam causar pânico a população.


A barragem se encontra vazia. Sua situação hoje, está totalmente sob controle e não existe nenhum risco no local.


Defesa Civil de Carangola, trabalhando por uma cidade mais resiliente.


Em qualquer situação de emergência, entre em contato pelos telefones 199 em horário comercial, ou 99925-3826 plantão/whatsapp 24h.

Fotos e Informações: Prefeitura Municipal de Carangola e Defesa Civil


O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

FOTO-PERFIL.png
ORÇAMENTO.png

Parceiros

exame.png
mobile-1.png
açougue-fava.png
campestre-branco.png
mauricio padilha.png
FORNO-&CIA.png
projetilar.png
michelle.png
jornal-carangola.png