top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

DIVINO: Tinta à base de terra é sucesso em curso piloto


DIVINO (MG) - A casa da produtora Letícia Ferreira, de Divino, ganhou cores da terra depois que ela recebeu em sua propriedade o curso piloto “Pigmentação Natural e Pintura”, oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Divino. No treinamento, os participantes aprenderam a escolher, coletar e preparar a terra para a fabricação da tinta, a calcular a quantidade necessária para pintar o espaço, de acordo com o rendimento da tinta à base de terra, técnicas de aplicação e armazenamento. Eles também foram orientados a fazer um catálogo de cores com amostras dos tons e local de onde foram retirados.


Na região, foram encontradas cerca de dez tonalidades, das quais três foram usadas na pintura externa e interna da casa. O resultado foi aprovado por Letícia, que se encantou pela diversidade e versatilidade da terra e pela maneira como o curso foi ministrado.


“Agradeço a oportunidade de ter aprendido a trabalhar com esse material tão rico. O curso superou as nossas expectativas! As instrutoras compartilharam muitos conhecimentos, de forma simples, e nos incentivaram a seguir aprendendo e praticando”.

Valéria Pagani Heringer de Miranda e Ivanete Ferreira Figueiredo são as idealizadoras do treinamento. Para elas, a primeira experiência foi um sucesso, especialmente pela boa receptividade, harmonia, empolgação e empenho da turma. “O curso é apaixonante! E o resultado foi satisfatório. Vimos que a formação também proporciona um resgate cultural e de memórias da utilização de técnicas de pintura com terra. Ouvimos relatos interessantes e inspiradores”, pontuou Ivanete.


As instrutoras ainda lembraram que o curso pode se somar a outros ligados a construções rurais que o Sistema FAEMG/SENAR/INAES já oferece, ajudando a formar profissionais cada vez mais completos. “O curso será mais uma fonte de renda para as pessoas com o diferencial de estar atento às questões ambientais, que são de responsabilidade de todos nós. Os profissionais poderão apresentar a tinta de terra aos clientes como uma alternativa de excelente qualidade e durabilidade”, destacou Valéria.


Bom para o bolso e para o meio ambiente


A fabricação da tinta à base de terra é simples e custa pouco. Os materiais usados como aglutinantes são cola branca, para áreas externas, e grude feito com polvilho para áreas internas. Dezoito litros custam cerca de R$50, valor bem abaixo do cobrado pela mesma quantidade de tinta convencional. Além disso, o material não causa impactos negativos à natureza e à saúde das pessoas.


Esses pontos foram destacados pela analista de Promoção Social do SENAR MINAS, Michelle Camila de Paula, que acompanhou a turma em Divino e comemorou o sucesso do curso piloto. “Esse curso vai levar beleza e conforto para o meio rural, por meio da diversidade de cores que a pigmentação natural oferece, de forma ecológica”, enfatizou.

“O curso é maravilhoso e foi muito proveitoso para nós que moramos na zona rural. Temos a matéria-prima à disposição e podemos procurar esse ‘ouro’ por aqui. Recomendo a todos que façam essa capacitação, que é prazerosa e brilhante. Toda a turma aprovou o treinamento e a nossa comunidade está encantada com o resultado da casa. Agradeço ao Sistema FAEMG e ao Sindicato pela oportunidade de participar de mais um curso do SENAR que agrega muito aprendizado”, disse a participante Luzia Maria Viana.







O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
sicredibotucarai_1705112161896.jpeg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
sicredibotucarai_1699012659833.jpeg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
sicredi_1705671512067.jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page