top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

Espera Feliz se destaca no 16º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

16º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, realizado pela Emater, visa valorizar produtores do estado


O governador Romeu Zema entregou nesta terça-feira (3/12), na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, a premiação do 16º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O estado é o maior produtor e exportador do produto no país e possui cerca de 140 mil cafeicultores, sendo 90% deles da agricultura familiar. O concurso é organizado pela Emater-MG, vinculada da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Romeu Zema ressaltou a importância do setor produtivo e o potencial do agronegócio para o Estado.

“É um grande prazer participar desse evento. Tenho feito questão de participar de toda solenidade que envolve o setor produtivo porque, nos últimos anos, os governos esqueceram que quem carrega esse estado é quem trabalha e criaram o que podiam de dificuldades e obstáculos. Temos hoje um governo federal e um governo do Estado atento a isso. Queremos um governo amigo de quem trabalha, produz e gera empregos. Não tenho medido esforços para transformar o Estado. Estamos na direção certa”, afirmou o governador.

Ele aproveitou para garantir aos cafeicultores e empresários presentes que tem conhecimento das dificuldades enfrentadas por eles, como problemas com o fornecimento de energia e burocracias para a concessão de licenças ambientais no estado.

O presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, reforçou a representatividade da cafeicultura para Minas Gerais. De janeiro a novembro de 2019, a empresa atendeu mais de 48 mil cafeicultores.

“Esse concurso dá visibilidade, divulga os produtores mineiros e mostra a importância do setor. Valoriza o café e os cafeicultores e fomenta a ponte comercial entre o produtor e o distribuidor final. Não medimos esforços dentro do Estado e dos municípios para dar suporte aos produtores e impulsionar o desenvolvimento de Minas. A cafeicultura se tornou um fator de desenvolvimento, já que temos 457 municípios que cultivam café, com 140 mil cafeicultores, 90% agricultores familiares. A cafeicultura é estratégica para os mineiros”, disse.

Já a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, pontuou o trabalho de quem vive no campo para reerguer o Estado. “Eu percebo um distanciamento muito grande entre as pessoas que vivem nos centros urbanos e o morador do campo. Mas todos nós nos alimentamos e consumimos os produtos que vêm da produção rural. E é assim que vamos reerguer nosso Estado, com o trabalho de todos nós”.

Patrocinadora do evento, a Codemge foi agraciada com o troféu e o certificado Parceiro da Qualidade, destinados aos entes que integraram competências e ações para viabilizar a iniciativa. O presidente da companhia, Dante de Matos, esteve presente e recebeu a honraria das mãos da secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, e do presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza.

Também participaram da cerimônia o 1º-vice-presidente da Mesa da Assembleia, deputado estadual Antônio Carlos Arantes, e o deputado Bráulio Braz; a presidente da Epamig, Nilda de Fátima Ferreira Soares; o presidente da Comissão Nacional do Café da CNA e diretor da Faemg, Breno Mesquita; entre outras autoridades.

Premiados

Primeiro lugar na Categoria “Café Natural” 1. Região Cerrado Mineiro (Serra do Salitre): Maria Soraia Guimarães; 2. Região Chapadas de Minas (Francisco Dumont): Empresa Eco-Agrícola Café Ltda; 3. Região Matas de Minas (Espera Feliz): Paulo Gomes; 4. Região Sul de Minas (Bueno Brandão): Marco Antônio dos Santos;

Primeiro lugar na Categoria “Cereja Descascado/Despolpado” 1. Região Cerrado Mineiro (Presidente Olegário): André de Souza Lima Campos; 2. Região Chapadas de Minas (Francisco Dumont): Empresa Eco-agrícola Café Ltda; 3. Região Matas de Minas (Espera Feliz): Flávio José Protásio de Abreu; 4. Região Sul de Minas (Dom Viçoso): Lívio Cesar Carvalho Ferraz

Medalha e certificado Extensionista Destaque Região Matas de Minas (Espera Feliz), Antônio Fernando Teixeira

Grande Campeão Estadual Região Matas de Minas (Espera Feliz): Paulo Gomes

Informações: Agência Minas Fotos: Prefeitura Municipal de Espera Feliz

Комментарии


O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
437755017_956548816474171_2121639489067002229_n.jpg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
438198013_958102139652172_1147900987193066066_n (1).jpg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
WhatsApp Image 2024-04-19 at 16.04.49 (1).jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page