A previsão do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais é de onda de frio intenso a partir de quarta-feira (28); confira os municípios que serão afetados.
O Governo de Minas divulgou um alerta para novos registros de baixas temperaturas e geadas a partir de quarta-feira (28) em cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. A previsão do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais é de onda de frio intenso.
A previsão do tempo indica que a mínima de -2 °C pode ser registrada na última semana de julho da Zona na Mata e Vertentes. Atuação de uma massa de ar frio vai causar uma anomalia climática nas regiões.
Os modelos meteorológicos apontam para a ocorrência de temperaturas negativas de forma generalizada no Campo das Vertentes nas madrugadas dos dias 30 e 31 julho, o que deverá provocar geada de média a forte intensidade.
A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou um alerta para o declínio da temperatura em até 5 °C abaixo da média, o que oferece risco à saúde. A situação exige maior atenção à população em situação de vulnerabilidade, pois o frio intenso aumenta o risco de hipotermia. (veja orientações abaixo)
Frio no campo
A situação climática preocupa principalmente os produtores rurais que podem acumular prejuízos com os efeitos da geada sobre as plantações. A Epamig e a Embrapa preparam material com recomendações para o levantamento dos danos e ações necessárias.
Por que a geada prejudica a planta?
Existem 2 tipos de geadas, segundo o coordenador de produção agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Maciel Silva.
Geada branca: camada de gelo formada a partir da intensa redução de temperatura, quando a umidade do ar está elevada.
Geada negra: leva este nome por deixar uma camada escura, devido à queima da planta. Ocorre quando a umidade do ar está muito baixa.
Em ambos os processos, a planta pode morrer de dentro para fora, afirmou Silva. Isso porque ela é composta principalmente por água e, quando este elemento está em estado sólido, ocorre uma expansão do volume, o que, por sua vez, quebra a parede celular.
É o mesmo caso de quando se esquece uma garrafa cheia de água no congelador: ela estufa e pode estourar. No caso da planta, o tecido dela, seja a folha ou a fruta, por exemplo, vai morrer.
Ainda que o cultivo não seja totalmente perdido por causa da frente fria, o dano ocorrido diretamente na folha reduz o potencial de produção.
A razão disto é que o gelo diminui a capacidade de fotossíntese da planta, o que atrapalha transformar a luz solar em energia, o que afeta diretamente a quantidade de frutos a serem produzidos, comentou Silva do CNA.
Além de comprometer folhas e frutos, a geada pode afetar até plantas que estão ainda em crescimento e causar problemas no longo prazo.
Orientações Defesa Civil
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) promoveu nesta quarta-feira uma videoconferência com Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec) para transmitir orientações, com base na frente fria prevista para os próximos dias.
Os Compdecs foram orientados a realizarem ações conjuntas com as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social, além de instituições religiosas e filantrópicas.
Na reunião foi destacada a necessidade de atenção especial a idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade social e pessoas que têm doenças crônicas. Os animais domésticos e os que se encontram nas ruas também precisam de cuidados.
Os municípios devem acompanhar a evolução da frente fria por meio dos boletins meteorológicos divulgados pelos órgãos competentes e reforçar com a população a importância do cadastro no serviço de alertas da Defesa Civil Estadual. Para se cadastrar, basta que a pessoa envie um SMS (mensagem de texto), contendo o CEP da residência ou local desejado, para o número 40199.
Outras orientações recomendadas pela Defesa Civil Estadual para os Compdecs desenvolverem junto à população residente em localidades com vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua no período neste período:
Prever e deixar os abrigos/casas de acolhimento destinados à população carente em condições para receber os atingidos, considerando ainda o possível aumento na demanda. Além de estar atentos aos protocolos sanitários frente à pandemia de covid-19;
preparar recursos humanos e logísticos para o funcionamento dos abrigos;
levantar o número de pessoas afetadas/em situação de rua, com atenção especial aos idosos;
prever local para recebimento de doações (distintos dos locais de abrigo) para receber e triar o material arrecadado;
realizar campanha junto à comunidade para doação de cobertores, roupas de frio e alimentos não perecíveis;
alertar a população quanto aos animais domésticos (abrigá-los nos dias mais críticos).
Cidades afetadas com temperaturas mínimas negativas, com geada de moderada a forte intensidade:
Andrelândia
Antônio Carlos
Barbacena
Barroso
Belmiro Braga
Bias Fortes
Bom Jardim de Minas
Carandaí
Dores de Campos
Ewbank da Câmara
Juiz de Fora
Lagoa Dourada
Lima Duarte
Olaria
Pedro Teixeira
Ressaquinha
Rio Preto
Santa Bárbara do Monte Verde
Santa Cruz de Minas
Santa Rita do Ibitipoca
Santa Rita do Jacutinga
Santana do Garambéu
Santos Dumont
São João del Rei
Cidades afetadas com temperaturas mínimas entre 3º e 7°C, com geada fraca e de moderada intensidade:
Alfredo Vasconcelos
Alto Rio Doce
Aracitaba
Barbacena
Bicas
Carandaí
Chácara
Chiador
Cipotânea
Coronel Pacheco
Desterro do Melo
Dores do Turvo
Goianá
Guarani
Juiz de Fora
Lagoa Dourada
Mar de Espanha
Matias Barbosa
Mercês
Oliveira Fortes
Paiva
Pequeri
Piau
Ressaquinha
Rio Espera
Rio Novo
Rio Pomba
Santa Bárbara do Tugúrio
Santana do Deserto
Santos Dumont
São João Nepomuceno
Senhora de Oliveira
Senhora dos Remédios
Silveirânia
Simão Pereira
Tabuleiro
Cidades afetadas com temperaturas abaixo e em torno dos 10°C e possibilidade de geada fraca:
Além Paraíba
Argirita
Astolfo Dutra
Barão do Monte Alto
Bicas
Carangola
Cataguases
Chiador
Coimbra
Descoberto
Dona Euzébia
Ervália
Estrela Dalva
Eugenópolis
Fervedouro
Guarani
Guarará
Guidoval
Guiricema
Itamarati de Minas
Laranjal
Leopoldina
Mar de Espanha
Maripá de Minas
Miradouro
Miraí
Muriaé
Palma
Patrocínio do Muriaé
Paula Cândido
Pirapetinga
Piraúba
Recreio
Rochedo de Minas
Rodeiro
Santana de Cataguases
Santo Antônio do Aventureiro
São Francisco do Glória
São João Nepomuceno
Senador Cortes
Teixeiras
Tocantins
Tombos
Ubá
Viçosa
Vieiras
Visconde do Rio Branco
Volta Grande
Por Por Fellype Alberto
Comments