top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

Fiocruz: antibióticos triplicaram superbactérias durante a pandemia

A Fiocruz divulgou no final de novembro um estudo que mostra que o uso desmedido de antibióticos triplicou a detecção de superbactérias durante a pandemia causada pela Covid-19.

Superbactérias são as bactérias que adquirem resistência aos medicamentos e reduzem a eficácia de tratamentos médicos. No caso da Covid-19, por exemplo, os antibióticos são usados quando há suspeita de infecção bacteriana junto à infecção viral causada pelo coronavírus.


As superbactérias reduzem as opções de tratamento, o que pode fazer com que o paciente sequer consiga ser medicado. Por isso, o uso indevido de antibióticos é combatido pelas autoridades médicas e sanitárias.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou em agosto que os antibióticos não são indicados ao tratamento de rotina à Covid-19.


Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 90% e 100% dos pacientes hospitalizados pelo coronavírus receberam tratamentos com antibióticos, embora apenas 7% tenham tido uma infecção bacteriana.


Redação


O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
sicredi 2.gif
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
sicredibotucarai_1699012659833.jpeg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
1.png
3.png
FOTO-PERFIL.png
10.png
PERFIL.png
bottom of page