top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

GOLPE: Cemig alerta contra golpes nos pagamentos das faturas de energia via PIX

Modalidade é boa opção para quitar contas, mas atenção: criminosos tentam confundir clientes com boletos falsos e WhatsApp que não são oficiais


O sistema de pagamentos via PIX chegou em 2020, revolucionou o sistema financeiro do Brasil e, rapidamente, caiu no gosto da população. Segundo dados do Banco Central, há mais de 130 milhões usuários cadastrados no sistema. Logo, em maio de 2021, a Cemig adotou o meio de pagamento para facilitar a rotina de clientes. Atualmente, a companhia recebe o pagamento de mais de 600 mil faturas de energia via PIX todo mês.

Mas, apesar de a modalidade ter facilitado as transações, tornando o procedimento mais rápido e efetivo, o método tem sido mais um alvo para golpistas.

Hoje, as fraudes mais comuns que envolvem o sistema PIX são os boletos falsos, ligações de falsos atendentes bancários, clonagem de WhatsApp e QR Codes falsos. Além disso, o roubo de celulares também tem sido frequentemente usado para roubo de dados e transferências pelos criminosos, segundo dados das autoridades.

Atenção

Para alertar clientes, a Cemig destaca golpes utilizando PIX envolvendo as faturas de energia. Wellington Cancian, gerente de Recuperação de Receita da Cemig, dá dicas para o cliente verificar a origem da fatura de energia.

“Caso o cliente sinta que pode estar caindo em um golpe, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa para apurar a legitimidade da cobrança. Uma das opções mais simples é verificar a conta devida utilizando o Whatsapp da companhia, por meio do número (31) 3506-1160. Outra possibilidade é pelo Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br). O cliente também pode entrar em contato com o telefone 116, que funciona 24 horas e verificar a veracidade do débito”, orienta o gerente.

Segurança

Para realizar o pagamento da conta de energia por meio do PIX, utilizando a fatura física, basta o cliente fazer a leitura do QRcode com a câmera do celular e pagar a fatura pelo aplicativo do seu banco. O QRCode está presente no campo "Reaviso de contas vencidas/ Débitos anteriores" da conta ou ao lado do código de barras tradicional.

As segundas-vias das contas emitidas nos canais de atendimento também disponibilizam a opção para pagamento via PIX. Caso o cliente deseje pagar dessa forma e a fatura física ainda não possua a opção, basta solicitar a segunda-via digital por meio do Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br) ou pelo WhatsApp (número 31 3506-1160).

Se o cliente optar por utilizar o aplicativo Cemig Atende, há mais uma facilidade: pelo aplicativo, além da fatura digital com o QRCode PIX, existe a opção “Copia-Cola” do código PIX para permitir o pagamento em seu banco digital de preferência, sem a necessidade de utilização da câmera do celular.

Confira

Em todas as opções, antes de concluir o pagamento, o cliente deve conferir os dados que aparecem no cadastro: o nome da Cemig como beneficiário, juntamente com o mesmo CNPJ impresso na fatura de energia.

Confira outras dicas contra golpes com PIX:

- Antes de transferir ou pagar, verifique a identidade de quem está solicitando o PIX. Se desconfiar da mensagem, não conclua a operação. Principalmente em casos de amigos que estão em suposta dificuldade financeira; - Os aplicativos estão cada vez mais simples de usar, ao mesmo tempo em que os usuários estão mais desatentos. Por isso, preste bastante atenção antes de clicar para confirmar uma operação e confira todos os dados; - Ainda não está acostumado a fazer PIX? A dica é fazer testes com amigos e familiares de confiança que já utilizam a tecnologia para treinar as etapas. Nesse caso, vale pedir o dinheiro de volta, pois o processo não envolve nenhum custo para quem envia e recebe; - Não clique em links recebidos por e-mail, mensagens de SMS, WhatsApp, redes sociais que direcionam a cadastros de chaves PIX; - Cadastre suas chaves PIX no canal oficial do seu banco ou fintech. Você pode usar seu número de CPF, de telefone, e-mail ou outro número aleatório para criar as chaves; - A confirmação da criação da chave PIX nunca vem por ligação ou link. Após o cadastro, o BC envia o código por SMS ou e-mail, apenas. - Não faça transferências para pessoas conhecidas sem antes confirmar por chamada telefônica ou pessoalmente. Lembre-se que o WhatsApp do solicitante pode estar clonado.

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
437755017_956548816474171_2121639489067002229_n.jpg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
438198013_958102139652172_1147900987193066066_n (1).jpg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
WhatsApp Image 2024-04-19 at 16.04.49 (1).jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page