Buscar
  • Jornal Carangola

Governo de Minas Gerais coloca mais quatro microrregiões na “onda roxa” e Carangola não aderiu

“Nós fomos contra. Essa é a posição do nosso executivo.” afirma secretário de saúde de Carangola em vídeo publicado nessa sexta-feira


Microrregiões de Guanhães, Itabira, Manhuaçu e João Monlevade deverão seguir restrições impostas à onda roxa Macrorregiões Oeste, Centro-Sul e Sudeste regridem para a onda vermelha do Minas Consciente

Microrregiões Ainda durante reunião nesta quarta-feira, o Comitê determinou que as microrregiões de Saúde de Guanhães, Itabira, Manhuaçu e João Monlevade sigam as recomendações da onda roxa, como toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana. No último sábado (6/3), o grupo já havia decidido pela inclusão da microrregião de Ponte Nova na faixa mais rigorosa do plano Minas Consciente. Onda roxa Nessa fase – que, a princípio, tem duração de 15 dias – só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio dos municípios e da Polícia Militar.

São considerados serviços essenciais:

  • Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);

  • Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);

  • Bancos;

  • Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);

  • Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;

  • Manutenção de equipamentos e veículos;

  • Construção civil;

  • Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);

  • Lavanderias;

  • Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;

  • Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)

Regras


As regras para os municípios que estiverem na onda roxa incluem a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; e realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.


Comitê


O Comitê Extraordinário Covid-19 foi criado especialmente para monitorar a situação da pandemia no estado e é presidido pelo secretário de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral. O grupo conta ainda com o governador Romeu Zema, todo o secretariado do Executivo mineiro, representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos estratégicos.

Carangola

Em Carangola, o Secretário Municipal de Saúde, Helerson Toledo, através das redes sociais divulgaram um vídeo de esclarecimento, onde o secretário confirma reunião com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, responsável por 34 municípios da região, que através de seu representante Juliano Estanislau Lacerda, explanou a atual situação do estado e região, e orientou sobre a pré-definição do estado, que seria a adesão da Micro Regional Carangola no Minas Consciente e Onda Roxa tendo em vista que os hospitais de Carangola, Casa de Caridade e Hospital Evangélico estariam também atingindo seus limites de leitos superando os 100% de ocupação. De acordo com o secretário Helerson Toledo, o posicionamento do município Carangola foi contra, como outros 4 municípios também foram contras a adesão e outros 5 a favor e 1 não ficou indefinido. Afirmou que a decisão do executivo de Carangola, se posiciona contrário as orientações da SRS e do Governo do Estado. Confirmou a não adesão ao Minas Consciente e suas medidas de enfrentamento do COVID- 19. Ainda de acordo com o secretário, em reunião com o Comitê de Crise Covid-19 onde participaram diversos representantes das atividades do município foi mencionado sobre a orientação do estado, que o executivo municipal se posicionava contra, e que só haveria mudanças nas medidas e decreto por imposição do governo do estado. Veja trechos do vídeo:

“Nós fomos contra. Essa é a posição do nosso executivo.”
...“Hoje nos reunimos com o Comitê de Crise Covid-19 onde nos temos vários representantes das atividades afins do município como Legislativo, Policia Militar, Ministério Público, Comércio, Executivo e Educação, estavam todos presentes, mencionamos sobre nossa situação de ser contra o fechamento do comércio, ser contra a imposição do Governo do Estado de colocar o município Carangola na Onda Roxa e aderir o Minas Consciente” porque nós somos um hospital, uma Micro, onde nos temos 2 hospitais que atendem toda região, então a taxa dos nossos hospitais vão estar sempre nos limites”... ...“ Nós vamos manter as nossas ponderações, nossas convicções para que se faça um novo decreto. Só vai ser fechado comércio se vir uma imposição do estado com relação a isso.” Destacou o secretário.

Nota da redação:

O último Boletim epidemiológico foi emitido na no dia 11 de março, quinta-feira onde contava 4.455 casos notificados com moradores residentes do município, sendo eles 48 ativos e 142 em investigação com 56 óbitos. A taxa de ocupação de leitos de UTI 100% no Hospital Evangélico e 70% na Casa de Caridade. Nossa redação solicitou a Prefeitura Informações atualizadas do Boletim, composição da Câmara Técnica de Enfretamento ao Covid-19 e do Comitê de Crise Covid-19, mas até o fechamento dessa matéria não fomos atendidos. Por Redação Jornal Carangola

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

FOTO-PERFIL.png
ORÇAMENTO.png

Parceiros

exame.png
mobile-1.png
açougue-fava.png
campestre-branco.png
mauricio padilha.png
FORNO-&CIA.png
projetilar.png
michelle.png
jornal-carangola.png