top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

Hemominas comemorou o Dia Mundial do Doador de Sangue

Fundação agradece aos cerca de 350 mil candidatos à doação de sangue que recebe por ano

A Fundação Hemominas comemora com diversas atividades em suas unidades, nesta sexta-feira (14/6), o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para a presidente da fundação, Júnia Cioffi, o Dia do Doador e o Dia do Paciente Hemominas, também comemorado em junho, no dia 24, se complementam.

“Agradecemos ao doador pela grandeza que reveste o ato de doar, quando ele se predispõe a esse gesto tão significativo, fundamental à preservação da vida. Do outro lado, estão os pacientes mostrando à sociedade que existem pessoas que precisam de tratamento, com direito a serem enxergados pelo sistema de saúde. E o doador beneficia estes milhares de pacientes, em especial as crianças acometidas pela doença falciforme, atendidas pela Hemominas, e outros pacientes que são como nós, têm família, problemas, necessidades e que demandam atenção, cuidado e dignidade para terem melhor qualidade de vida”, enfatiza.

Não custa lembrar que os tipos sanguíneos Rh Negativos existem em menor frequência na população e, por isso, são sempre o grande desafio para a manutenção do estoque adequado. O tipo sanguíneo O Negativo, conhecido popularmente como o “Doador Universal”, por ser compatível com todos os outros tipos sanguíneos e o mais utilizado nas emergências dos hospitais, é sempre o que traz mais preocupação para a manutenção do estoque.

Programação

O Hemocentro de Belo Horizonte terá uma programação especial para os doadores durante todo o dia. Os candidatos à doação de sangue que comparecerem à unidade poderão assistir a apresentações de quadrilha.

Já o Hemonúcleo de Divinópolis receberá alunos da Escola Jean Piaget, que farão uma homenagem aos doadores. Representando todos os candidatos à doação de sangue, haverá a entrega de diplomas de Honra ao Mérito para um doador fidelizado há 31 anos e para outro que já efetuou mais de 60 doações de sangue na unidade.

Por sua vez, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora realiza, neste sábado (15/6), a V Caminhada Solidária. A ação será no Museu Mariano Procópio, localizado na Rua Mariano Procópio, 1.100, bairro Centro.

Homenagem

Criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, a data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14/6/1868 – 26/6/1943), imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias características dos diversos tipos sanguíneos.





Comments


O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
sicredibotucarai_1705112161896.jpeg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
sicredibotucarai_1699012659833.jpeg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
sicredi_1705671512067.jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page