top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

Hemominas recebe primeiro voluntário de doação de plasma para tratamento da covid-19



Hemocomponente coletado poderá auxiliar na recuperação de pacientes internados

A previsão é que, no início da próxima semana, o plasma deste doador já esteja disponível para utilização nos pacientes internados.

Nesta sexta-feira (5/6), foi realizada a primeira coleta de plasma para o estudo desenvolvido por pesquisadores da Fundação Hemominas, com objetivo de ajudar na recuperação de pacientes internados por covid-19.

O voluntário L.P.R.L, 32 anos, compareceu ao Hemocentro de Belo Horizonte para fazer a coleta pelo método de aférese, no qual é retirada somente uma parte do sangue - nesse caso, o plasma.

O doador já havia feito uma primeira visita à Hemominas, no dia 3/6, na qual passou por uma triagem médica e fez alguns exames para confirmar se estava dentro de todos os critérios para o estudo.  A previsão é que, no início da próxima semana, o plasma deste doador já esteja disponível para utilização nos pacientes internados.

O estudo “Imunoterapia passiva como alternativa terapêutica de tratamento de pacientes com a forma grave de covid-19” foi autorizado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

A presidente da Hemominas, a médica hematologista Júnia Cioffi, esclarece que este tipo de terapia tem apresentado resultados satisfatórios e já foi utilizado em outros surtos de doenças infecciosas, como em pacientes infectados por SARS, MERS, H1N1 e ebola.

Júnia Cioffi aposta, mais uma vez, na solidariedade dos mineiros: “Para obter o plasma necessário para o estudo é preciso que aqueles que já se curaram da infecção e foram liberados do isolamento obrigatório estejam dispostos a participar do processo e ceder o sangue”, acrescenta.

O projeto é coordenado pelo médico hematologista da Fundação Hemominas, Marcelo Froes, e realizado em parceria com a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), por meio do Hospital Eduardo de Menezes, e a UFMG, via Instituto de Ciências Biológicas.

Doadores Para participar do estudo, é preciso ter o seguinte perfil:

  • Ser do sexo masculino;

  • Ter entre 18 e 60 anos;

  • Ter um resultado de PCR positivo para SARS-Cov-2 (novo coronavírus);

  • Não apresentar sintomas da covid-19 há, pelo menos, 14 dias;

  • Já ter sido liberado do isolamento obrigatório pelo médico;


Os voluntários que se enquadrarem nos quesitos acima devem agendar a doação de plasma no Serviço de Aférese do Hemocentro de Belo Horizonte pelo telefone: (31) 3768-4524.

Após o agendamento, o doador de plasma precisará comparecer duas vezes ao Hemocentro de Belo Horizonte. Na primeira visita, será feita uma entrevista e a coleta de material para exames.

Na segunda visita, será realizada a doação do plasma, por meio de um processo denominado aférese. Esse processo permite que seja retirado apenas o hemocomponente necessário – o plasma - retornando os demais componentes para o doador. É um procedimento seguro, que é realizado em 40 minutos, aproximadamente.

O estudo, neste primeiro momento, será feito apenas em doadores do sexo masculino. O coordenador Marcelo Froes explica o motivo de não ser coletado plasma de doadoras do sexo feminino: “As mulheres são consideradas grupos de risco para doação do plasma porque, caso já tenham estado grávidas, podem ter desenvolvido anticorpos que podem causar reações pulmonares graves em pacientes com covid-19”.


Por jornal Carangola

Informações: Agência Minas

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
sicredibotucarai_1705112161896.jpeg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
sicredibotucarai_1699012659833.jpeg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
sicredi_1705671512067.jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page