top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

Minas tem Dia D de vacinação contra gripe neste sábado; apenas 30% do público-alvo foi imunizado

Os mineiros que estão no grupo prioritário de vacinação contra a gripe, doença que neste ano já matou uma pessoa no Estado, e  ainda não se imunizaram, podem procurar os postos de saúde no próximo sábado (4) para receber a dose da vacina. Na data será realizado o Dia D de Mobilização, quando todas as unidades irão abrir para aplicar as vacinas. A campanha de imunização começou no dia 10 de abril e, passados 43% do período, somente 29,9% do público-alvo foi imunizado.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 4.725.668 pessoas em Minas e, até o momento, apenas 1.412.794 receberam as doses. Podem ser vacinados gratuitamente idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Adolescentes e jovens apreendidos, a população carcerária e agentes prisionais também podem receber a vacina sem custo.


O Dia D de Mobilização ocorrerá em todo o Brasil. No país, o público-alvo total da campanha contra a gripe é de 59,5 milhões de pessoas. Até o dia 30 de abril, 12,2 milhões de pessoas foram vacinadas. Para a realização da campanha, estão em funcionamento 41,8 mil postos de vacinação. A campanha de vacinação prossegue até o dia 31 de maio.


Casos de gripe 

Neste ano, até 20 de abril, foram registrados 427 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 81 óbitos. Em Minas, o Ministério da Saúde confirma 18 casos da doença com uma morte registrada.

No Brasil, o período de maior circulação do vírus vai de maio até agosto. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a doença após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno, que começa em junho. 


Prevenção

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina é um dos métodos de proteção contra a gripe. Contudo, outros cuidados são essenciais para evitar a doença, como lavar as mãos, ter cuidado ao tossir e usar lenços descartáveis.


Veja abaixo todos os cuidados:

• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis. • Evite tocar a boca e o nariz. • Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas. • Melhore a circulação de ar abrindo as janelas. • Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas. • Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios. • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.


Quem apresenta os sintomas da gripe deve:

• Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas). • Restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação do vírus. • Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados. • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
SICREDI giff.gif
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
sicredibotucarai_1699012659833.jpeg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
1.png
3.png
FOTO-PERFIL.png
10.png
PERFIL.png
bottom of page