top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

O Brasil passa fome e pode ficar sem energia. Saiba o que é a Missão Alimentar


Foto: Divulgação

A revista The Economist traz na capa desta semana uma ilustração do Cristo Redentor com uma máscara de oxigênio. A imagem sintetiza uma reportagem especial cujo título pode ser traduzido por A década lúgubre do Brasil (no original, “Brazil’s dismal decade”). No entender da publicação, “Jair Bolsonaro não é a única razão pela qual seu país está em uma vala”. E os motivos que colaboram para o rápido declínio da nação (que hoje tem uma economia mais fraca do que há uma década, desemprego recorde de 14,7% e um assustador número de vítimas de Covid-19) estaria em parte no sistema eleitoral e político que cria governos mais interessados em servir a si mesmos que ao público. Segundo a revista, os adversários do Messias na eleição de 2022 “deveriam oferecer soluções em vez de espalhar nostalgia”. Isso porque o sucessor “herdará um país danificado e dividido”. A conclusão: “Infelizmente, a podridão é muito mais profunda do que um único homem.”


A argumentação da Economist é sólida, mas o diagnóstico peca ao atribuir a solução dos problemas às reformas, ainda que necessárias, e à capacidade de liderança de um presidente. O Brasil poderia estar ainda pior se não fossem as iniciativas de empresários e ONGs que criam redes de proteção social onde o governo não chega. Um exemplo é o Transforma Brasil, que acaba de lançar uma frente nacional de combate à fome em parceria com o WFP, o Programa Mundial de Alimentos da ONU. A “Missão Alimentar” terá como embaixador o empresário Rony Meisler, CEO do grupo Reserva. Ele será o responsável por abrir diálogo da ação com a iniciativa privada.


Segundo dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), 116,8 milhões de brasileiros não têm acesso pleno e permanente a alimentos. A iniciativa receberá doações em dinheiro e de alimentos não perecíveis em pontos de coleta da plataforma. Em 2020, o Fundo Transforma Brasil arrecadou mais de R$ 31 milhões para financiar a alimentação de mais de 400 mil famílias em todo o território nacional.


Se a fome já é uma triste realidade para milhões de brasileiros, o risco de um novo apagão de energia decorrente da atual crise hídrica pode agravar esse quadro. Segundo o Radar Agro, elaborado pelo Itaú BBA e divulgado na quinta-feira (3), “Especificamente no setor agropecuário, os danos já vêm sendo observados há meses, desde o atraso no desenvolvimento das culturas perenes”. Café, laranja, milho, cana-de-açúcar e feijão aparecem como algumas das culturas prejudicadas, assim como a pecuária de leite e de corte.


Em resumo, a seca, que já elevou o custo da eletricidade para os brasileiros, tende a encarecer diretamente os alimentos. É por isso que iniciativas como a Missão Alimentar precisam ser apoiadas por quem pode fazer mais pelos milhões de brasileiros afetados pela pandemia. Ajudar os mais vulneráveis se tornou decisivo para que o País não mergulhe em sua pior tragédia social, com fome, sem luz e sem saúde. Celso Masson

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
sicredibotucarai_1705112161896.jpeg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
sicredibotucarai_1699012659833.jpeg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
sicredi_1705671512067.jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page