Gaeco divulgou balanço de ação realizada na última sexta-feira (26) em Leopoldina, Recreio, Ubá e Tocantins. As investigações continuam para verificar outros possíveis envolvidos.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou nesta segunda-feira (29), o balanço da ação de combate ao crime organizado em Leopoldina, Recreio, Ubá e Tocantins. Segundo os dados divulgados, cinco pessoas, de idades não identificadas, foram presas, e um menor apreendido durante a Operação "Despojo", na última sexta-feira (26). Todos os detidos foram conduzidos para a delegacia da Polícia Civil em Leopoldina.
De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), também foram apreendidos um veículo clonado, celulares, pássaros da fauna silvestre, duas armas, 53 barras de maconha e porções de cocaína.
A partir da investigação da Operação "Bereshit", foi identificada uma outra possível organização criminosa que, em tese, praticava os crimes de tráfico de drogas, lavagem de capitais e associação ao tráfico nos municípios.
Participaram da ação as equipes do Gaeco, regional de Visconde do Rio Branco do MPMG, das Promotorias de Justiça Criminais da Comarca de Leopoldina e da Polícia Militar (PM).
De acordo com a promotoria, a palavra "Despojo" é proveniente do Espanhol e tem como um de seus significados: resto, fragmentos, sobras. Ainda segundo o Gaeco, as investigações continuam para verificar outros fatos e pessoas envolvidas.
Operação 'Bereshit'
A Operação 'Bereshit', em março, desarticulou uma organização criminosa que atuava em Ubá, Juiz de Fora e Visconde do Rio Branco. Como resultado, o MP denunciou à Justiça 19 pessoas, sendo 18 presas, apreendidos mais de 100 Kg de drogas e aproximadamente R$ 4 milhões em bens.
Bereshit é uma palavra hebraica que significa "em princípio" e informa a história do início dos tempos. O nome foi escolhido para marcar também o início dos trabalhos realizados em parceria entre o Grupo de Combate às Organizações Criminosas (GCOC), a PM de Visconde do Rio Branco e o Gaeco no combate à criminalidade violenta.
Comments