• Jornal Carangola

Prefeitura reafirma seu compromisso de manter em pleno funcionamento unidade EMATER-MG em Carangola

Diante de boatos que afirmavam que o escritório da EMATER-MG de Carangola seria fechado, por conta de débitos que a Prefeitura possui junto ao órgão, o Poder Público Municipal manifestou em nota que, mesmo passando por dificuldades para honrar seus compromissos financeiros, essa possibilidade de fechamento está descartada.


A EMATER possui grande importância para os agricultores, uma vez que desenvolve projetos visando o aumento da produção, o aprimoramento das técnicas e a melhoria da qualidade dos produtos do campo, para em consequência, gerar riqueza e abastecimento para toda a população.


Existe um convênio firmado entre a Prefeitura e a EMATER para a manutenção do órgão em Carangola, onde o Município precisa fazer repasses mensais regulares. Por conta da crise que assola o Estado de Minas Gerais e as prefeituras, naturalmente o Município está em dificuldades para honrar com seus compromissos financeiros.


Os boatos sobre o fechamento da EMATER, boatos esses que também já existiram em outras administrações, geram muita preocupação para os carangolenses, sobretudo para os agricultores. Os responsáveis pelos boatos afirmaram que isso será confirmado caso a Prefeitura de Carangola não quite seus débitos com o referido órgão. Uma constatação essa um tanto óbvia, porque qualquer entidade que não conseguir quitar ou negociar seus débitos sofrerá as consequências.


Procurado pelo Jornal Carangola, o Prefeito Paulo Pettersen reconheceu as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Município em decorrência da falta de repasses estaduais. Mesmo assim, com sua experiência política adquirida, entende que os governantes precisam trabalhar de forma solidária e unida para vencer a crise, ou seja, Estado e prefeituras atuando em parceria.


“A EMATER é um órgão tradicional e indispensável para Carangola. Quero nesta oportunidade tranquilizar os produtores rurais, todo o homem do campo, pois nosso governo reconhece a importância da EMATER para o desenvolvimento da agropecuária em nosso município. Estamos em dificuldades sim, e somos neste momento parceiros do Estado na luta para vencermos a crise. Jamais vou permitir o fechamento da EMATER em Carangola e não só a EMATER, como todos os órgãos estatais que temos em Carangola. Carangola é um município-polo da região, nós políticos temos que ter a grandeza de reconhecer nossa importância histórica e, caso não conseguir trazer mais órgãos estatais, não perder os que se encontram aqui instalados, como tanto aconteceu em governos anteriores ao nosso. Tenho otimismo de que essa crise vai passar, estamos fazendo cortes e sacrifícios para vencer essa fase difícil. Mas deixo aqui uma mensagem de tranquilidade aos carangolenses pois não existe o risco de fechamento do escritório da EMATER", assegurou o Prefeito Paulo Pettersen.

OPINIÃO DA REDAÇÃO: Em se tratando de notícias que provocam tantas reações e emoções como esta, além de criar um clima de pessimismo e revolta, é importante destacar que os jornalistas e formadores de opinião pública precisam ter, em primeiro lugar, o compromisso com a verdade dos fatos. Deve-se ouvir os dois lados da história. Um jornalista não pode ser seduzido pela popularidade fácil que os escândalos proporcionam, sob o risco de faltar com a verdade, cometer danos irreparáveis e, tão logo comprovada que as notícias são falsas ou tendenciosas, cair em descrédito perante a opinião pública. Um bom profissional de jornalismo tem, portanto, que checar suas notícias antes de divulgá-las para não informar errado as pessoas, saber se tem fundamentos sólidos e ter muito cuidado com o imediatismo. Tudo isso é importante para que um bom profissional da área da comunicação possa enobrecer a categoria e sustentar cada vez mais o papel fundamental que o jornalismo imparcial exerce dentro das democracias. No caso específico da EMATER em Carangola, verifica-se a real dificuldade da Prefeitura em honrar com o repasse ao referido órgão, e ao mesmo tempo, o compromisso pessoal e administrativo do Prefeito Paulo Pettersen em trabalhar para impedir o fechamento do escritório deste importante órgão em Carangola, como fez com agência da AF (Administração Fazendária) unidade Carangola que esteve prestes a fechar. Mas isso a Mídia tendenciosa não quer divulgar. É isso que precisa ser divulgado e entendido pela população carangolense.


Um dever nosso, e de todo cidadão com a sociedade é de estar sempre atento e combatendo as mentiras. E para isso é muito importante rever o que compartilha. Principalmente estar atento ao alimento informativo que nos é oferecido e qual a sua intenção, qual a procedência das informações e desse profissional.


Vamos combater a mentira e o oportunismo. Não compartilhe “Fakenews”!

Jornal Carangola. “Jornalismo sério é feito com responsabilidade”.

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

FOTO-PERFIL.png
ORÇAMENTO.png

Parceiros

exame.png
perfil.png
açougue-fava.png
campestre-branco.png
mauricio padilha.png
FORNO-&CIA.png
projetilar.png
michelle.png
jornal-carangola.png
BAILE-DA-INDEPENDÊNCIA-TODOS-finalizado.png