top of page
  • Foto do escritorAlex Ferreira

Retificação de Boletim de Ocorrência Agora Disponível no Site do Detran-MG

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) está facilitando ainda mais a vida dos proprietários de veículos que precisam realizar a reclassificação de danos e a retificação de boletim de ocorrência. Agora, esses serviços podem ser solicitados de forma prática e rápida através do site oficial do órgão.


Segundo o diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, quando um veículo se envolve em um acidente, o agente de trânsito preenche um relatório de avarias durante o boletim de ocorrência e, quando possível, registra imagens do veículo acidentado. A partir dessas informações, o sistema realiza automaticamente a classificação do veículo. Caso não haja danos estruturais ou nos sistemas de segurança, o veículo é classificado como "pequena monta". Se for possível recuperá-lo, a classificação será "média monta". Por outro lado, se for constatada uma grande monta, ou seja, perda total, o veículo não poderá voltar a circular e deverá ser baixado.


A reclassificação de danos e a retificação do boletim de ocorrência são necessárias quando o proprietário do veículo discorda das informações registradas no relatório de avarias preenchido pelo agente de trânsito. Agora, com a nova disponibilidade dos serviços online, esse processo torna-se ainda mais acessível e ágil.


Como Utilizar os Serviços no Site do Detran-MG


Para utilizar os serviços no site do Detran-MG, é necessário efetuar o login com o usuário e senha já cadastrados ou utilizar a plataforma Gov.br. Após acessar o sistema, o cidadão terá acesso aos serviços disponíveis no protocolo digital, onde será possível anexar a documentação digitalizada e colorida exigida. A análise da solicitação será realizada em até 15 dias úteis.


Em caso de inconformidades nos dados ou documentos apresentados, o solicitante será notificado para regularizar a situação em até dez dias úteis. Após a análise minuciosa da documentação, o pedido formulado será deferido ou indeferido.


Outros Serviços Digitais Disponíveis


Além da retificação do boletim de ocorrência e da reclassificação de danos, o Detran-MG também disponibiliza outros serviços digitais que visam facilitar a vida dos cidadãos. Entre esses serviços, destacam-se:

  1. Defesa da Autuação: possibilidade de apresentar defesa em relação às infrações de trânsito registradas.

  2. Recurso de Infrações: oportunidade de recorrer das infrações de trânsito atribuídas ao veículo.

  3. Indicação do Condutor Infrator: opção de identificar o condutor responsável pela infração, quando não for o proprietário do veículo.

  4. Solicitação de Microfilmagem: solicitação de microfilmagem de documentos relacionados ao veículo.

  5. Transferência de Prontuário de Condutor e Candidato de Outro Estado: processo de transferência de prontuário de condutores e candidatos provenientes de outros estados.

  6. Alteração de Nomes e Categorias: possibilidade de alterar o nome dos candidatos e condutores, assim como a categoria pretendida pelo candidato à habilitação.

Esses serviços digitais têm como objetivo agilizar e simplificar os trâmites burocráticos relacionados aos veículos e à habilitação. Agora, os proprietários têm a comodidade de realizar diversas solicitações e correções através do conforto de suas casas.


Por Alex Ferreira | Siga⤵️ @jornalcarangola @dnaestrategico



FAQs - Jornal Carangola responde algumas questões sobre os serviços digitais do Detran-MG:


1. Quais são os benefícios de utilizar os serviços digitais oferecidos pelo Detran-MG? Os serviços digitais do Detran-MG proporcionam maior comodidade aos proprietários de veículos, permitindo que eles resolvam diversas questões relacionadas a reclassificação de danos, retificação de boletim de ocorrência e outros procedimentos burocráticos de forma rápida e prática, sem precisar se deslocar até um posto de atendimento físico.


2. É necessário possuir um cadastro prévio para utilizar os serviços online? Sim, é necessário possuir um cadastro prévio no site do Detran-MG, com usuário e senha, ou utilizar a plataforma Gov.br para realizar o login e acessar os serviços disponíveis.

3. Quais documentos são necessários para solicitar a retificação de boletim de ocorrência?

Para solicitar a retificação de boletim de ocorrência, é necessário anexar a documentação digitalizada e colorida exigida pelo sistema. Os documentos específicos variam de acordo com a natureza da solicitação e devem ser verificados no site do Detran-MG.

4. Quanto tempo leva para que a solicitação seja analisada?

A análise da solicitação realizada através do site do Detran-MG é concluída em até 15 dias úteis.

5. O que acontece se houver algum erro nos dados ou documentos apresentados? Caso seja identificada alguma inconformidade nos dados ou documentos apresentados, o solicitante será notificado para regularizar a situação em até dez dias úteis.

6. Quais outros serviços digitais estão disponíveis no site do Detran-MG?

Além da retificação de boletim de ocorrência e da reclassificação de danos, é possível utilizar os serviços de defesa da autuação, recurso de infrações, indicação do condutor infrator, solicitação de microfilmagem, transferência de prontuário de condutor e candidato de outro estado, além de realizar alterações de nomes e categorias.

7. Como posso entrar em contato com o Detran-MG caso tenha dúvidas ou precise de suporte?

O Detran-MG disponibiliza canais de atendimento ao cidadão, como telefone e e-mail, para auxiliar em dúvidas e fornecer suporte necessário. Essas informações podem ser encontradas no site oficial do órgão.

8. Posso utilizar os serviços digitais do Detran-MG em qualquer horário?

Sim, os serviços digitais estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, possibilitando que os proprietários de veículos realizem suas solicitações de acordo com sua conveniência.

9. Existe algum custo adicional para utilizar os serviços online?

Os serviços digitais oferecidos pelo Detran-MG não possuem custo adicional. No entanto, é importante verificar se há taxas ou tarifas específicas relacionadas a determinados procedimentos.

10. Os serviços digitais do Detran-MG garantem agilidade nos processos?

Sim, a utilização dos serviços digitais visa agilizar os processos burocráticos relacionados aos veículos e à habilitação, proporcionando maior comodidade e rapidez na resolução de questões e solicitações.


Yorumlar


O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
437755017_956548816474171_2121639489067002229_n.jpg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
438198013_958102139652172_1147900987193066066_n (1).jpg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
WhatsApp Image 2024-04-19 at 16.04.49 (1).jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page