top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

Sem ampla vacinação, inclusive de crianças, variante Delta pode se espalhar rapidamente por Minas

A variante Delta do coronavírus, com transmissão comunitária já registrada em Minas e explosão de casos nos estados vizinhos Rio de Janeiro e São Paulo, tem potencial para se espalhar rapidamente por aqui. Apenas a vacinação com duas doses e medidas mais rígidas de segurança podem reduzir os efeitos da cepa, altamente transmissível.


INVESTIGAÇÃO – Minas tem pelo menos nove casos suspeitos da variante Delta do coronavírus; análises são feitas pela UFMG

E não basta só imunizar os adultos. O alerta em meio ao avanço da mutação vale para crianças e adolescentes, principalmente com a ampliação da volta às aulas presenciais. Há especialistas que defendem, inclusive, testagem dos alunos nas escolas.


No território mineiro, 12 casos da cepa originária na Índia já foram confirmados e nove notificações suspeitas são investigadas. Para o infectologista Carlos Starling, membro do Comitê de Enfrentamento à Pandemia em BH, a Delta deve superar a P1, de Manaus, tornando-se a mais comum.

No país, 120 milhões de brasileiros receberam a 1ª dose, número corresponde a 75% da população adulta

“Não tenho a menor dúvida que isso vai acontecer. O número de casos deve aumentar nas próximas quatro a oito semanas. Para contrapor a chegada dela, temos que reforçar a necessidade das pessoas se manterem em casa, evitar aglomerações e usarem máscaras”.


De acordo com o médico, é preciso acelerar o ritmo da vacinação para barrar um novo pico da doença, já que a variante ultrapassa a capacidade de defesa dos organismos sem segunda dose. Além disso, a cepa pode reduzir de 10% a 15% a eficácia dos atuais imunizantes. O especialista defende que crianças e adolescentes devem ser protegidos para evitar as formas graves da enfermidade.


“O que tem sido visto nos Estados Unidos e outros países é o aumento do número de casos nessas idades, que até então haviam sido poupadas com a circulação das variantes anteriores. Mas o vírus vai evoluindo a capacidade de infectar diferentes faixas etárias”, completou.

O risco maior às crianças também é reforçado pela pneumologista Letícia Kawano. Formada pela Faculdade de Medicina da USP e pesquisadora da Universidade de Paris, ela tem feito vários alertas nas redes sociais. Em um vídeo recente, defendeu ampla testagem dos estudantes nas escolas.


No Sudeste, São Paulo já iniciou a vacinação dos adolescentes. Até a primeira semana de setembro, todos os moradores com mais de 12 anos serão vacinados contra a Covid. Em Minas, não há data para o início da imunização das crianças, apenas uma previsão, a partir do mês que vem.


Em nota, a Prefeitura de BH informou que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) realiza um trabalho de monitoramento continuado para detectar novas variantes. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), ações de vigilância genômica foram ampliadas, com a análise de 180 amostras por semana. Por Luiz Augusto Barros

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
sicredibotucarai_1705112161896.jpeg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
sicredibotucarai_1699012659833.jpeg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
sicredi_1705671512067.jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page