top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

Sem trégua! Carangola amanhece domingo com pontos alagados. Previsão é que as chuvas vão continuar

O assunto que mobilizou a nossa redação e todos os carangolenses nesses últimos dias foram as informações de que um grande volume de chuvas e de grandes proporções eram previstas para todo estado, com um alerta especial para nossa região. Acompanhamos todo desenvolver das previsões e infelizmente as fortes chuvas chegaram a Carangola e nesse domingo 09 de janeiro a cidade acordou alagada em vários pontos. Choveu muito nas cabeceiras e afluentes do rio carangola, como também em municípios vizinhos que fazem curso do rio.

Foto Alex Ferreira - Jornal Carangola

Foto: Prefeitura de Carangola/Divulgação

Foto: Prefeitura de Carangola/Divulgação

Uma grande pedra rolou na MGC-482, que liga Carangola a Fervedouro, por volta das 13h deste domingo (9). Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Carangola, não houve danos a terceiros.


O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) disse que adota as providências necessárias, que o local está sinalizado para orientação dos motoristas. O DER-MG ressaltou ainda que a pedra se encontra na faixa de domínio da rodovia, sem interferir na pista de rolamento, e a remoção ocorrerá o mais breve possível. “O DER-MG orienta a todos os motoristas, que durante este período de chuvas intensas em todo o Estado, a dirigirem de forma cautelosa, com uma direção defensiva com respeito a pista molhada, a sinalização e aos limites de velocidade e evitar deslocamentos desnecessários”, completou o departamento. Previsões de chuvas continuam para Carangola



De acordo com a DEFESA CIVIL DE CARANGOLA através do Boletim Meteorológico - 09/01/22 - 22:00h, desde a madrugada de hoje(09/01) até o momento tivemos acúmulo médio de 68.20mm nas estações meteorológicas do município.

O Instituto Nacional de Meteorologia publicou hoje um aviso indicando o risco de um grande acumulado de chuva. Embora a previsão para essa segunda-feira mostre índices pluviométricos mais baixos que os dias anteriores, a população deve continuar em alerta pois o Rio Carangola ainda está com um volume significativo de água estando inclusive dentro de sua cota de inundação.

De acordo com boletim da CEMIG temos a seguinte previsão para está segunda-feira (10/01):

Orizânia - 20.50mm Divino - 20.50mm Carangola - 20.10mm

Medição do Rio Carangola realizada às 20:00h do dia 09/01/22 Nível Atual - 4,17m Nível de Atenção - 2,00m Nível de Alerta - 3,00m Nível de Inundação - 3,90m


De acordo com dados fornecidos pelo INMET - É registrado no Bairro Caixa Dagua 76,4mm de precipitação total as 20h50, No Distrito de Alvorada o registro foi de 88,4mm e no Distrito de Lacerina as 20h54 o registro é de 71,8mm.




Avenida Juca de Souza - Lacerdina - Foto: Alex Ferreira/Jornal Carangola

Nossa equipe registrou dois desabamentos de Talude. Um no Bairro Santa Maria altura porcelana e outro na Lacerdina, Avenida Juca de Souza.

Avenida Capitão Antônio Carlos de Souza - Porcelana - Foto: Alex Ferreira/Jornal Carangola

IMPORTANTE - SIMGE - IGAM


O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), órgão vinculado ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) realiza diariamente, e durante todo o ano, a vigilância e a previsão do tempo e do comportamento hídrico no estado como um importante instrumento para o planejamento socioeconômico, prevenção de desastres ambientais e preservação do meio ambiente, emitiu um um alerta na manhã dessa segunda-feira 10 de janeiro. Confira: PREVISÕES E AVISOS METEOROLÓGICOS 10 de janeiro de 2022 válida até às 10:00hrs do dia 11/01 O estado mineiro bem como toda a região Sudeste do Brasil, seguirá com tempo instável ao longo das próximas 24 horas. A ZCAS atua perpassando Minas Gerais, com orientação noroeste-sudeste, produzindo intensa convergência de umidade no leste mineiro. Há previsão de tempo severo associado a precipitação intensa e possibilidade de granizo miúdo entre o Vale do Rio Doce e Zona da Mata, com acumulados de precipitação podendo ultrapassar os 100mm. Já na faixa sudoeste de Minas, tempestades severas, isoladas, podem produzir granizo de 2 cm de diâmetro e vento moderado. Tempo nublado a parcialmente nublado, com chuva persistente e tempestades embebidas (a tarde), entre as mesorregiões Noroeste, Sul de Minas e Zona da Mata, abrangendo Central Mineira e Metropolitana, com chuvas entre 30 e 60 mm de acumulado total. Vale ressaltar que esta porção do estado já se encontra com solo saturado das chuvas dos últimos três dias. Em Belo Horizonte, nublado com chuva a qualquer momento, intensificando à noite, com acumulados totais entre 30 e 60 mm, podendo alçar, pontualmente, os 100 mm. Máximas amenas, na casa dos 20°C. PREVISÃO DE TEMPO SEVERO Abaixo, segue o mapa de Níveis de Severidade. O mapa abaixo indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco e o nível 4, o mais severo. Já o Nível 0 diz respeito a ocorrência de tempestades não severas. Nível 1: previsto para as mesorregiões Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Oeste, Vale do Rio Doce e Zona da Mata. Microrregiões em destaque, são: Manhuaçu, Ponte Nova, Itabira, Ipatinga, Conceição do Mato Dentro, Capelinha, Peçanha, Guanhães, Caratinga, Aimorés, Governador Valadares, Mantena, Teófilo Otoni, Uberaba, Araxá, Passos, Piumhi, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas, Varginha e São Lourenço.


A área de nível 1 mais a norte, encontra-se com aberturas de Sol, pelas imagens de satélite da manhã de hoje, o que propiciará aquecimento diurno eficiente e colaborando para os valores de MUCAPE (~3000J/kg) indicado pelos modelos de previsão de tempo. O perfil mais seco, em 500 hPa, indica a formação de granizo, entretanto, a falta de levantamento mais intenso, não deve sustentar as pedras de gelo tempo suficiente para que cresçam em tamanho. Desta forma, entre o Vale do Rio Doce e a Zona da Mata, o tempo severo estará associada a precipitação intensa e possibilidade de granizo subsevero. Já na divisa com o estado paulista, o ambiente também é úmido, porém, com levantamento intenso. Espera-se tempestades severas gerando granizo de 2 cm, chuva intensa e ventos moderado. Na área como um todo, as tempestades deverão ocorrer a partir da tarde.


Nível 0: previsto para todas as mesorregiões do estado. Microrregiões em destaque, são: Belo Horizonte/RMBH, Paracatu, Uberlândia, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Diamantina e Montes Claros. Perfil extremamente úmido com intenso levantamento decorrerá em chuvas intensas e vento moderado. O padrão atmosférico sugere a ocorrência de tempestades subseveras. Baixe boletim na íntegra.

20220110_Previsoes_e_avisos_meteorologicos- IGAM
.pdf
Download PDF • 659KB

Aviso de: Chuvas Intensas

Grau de severidade: Perigo

Início: 09/01/202209h59min

Fim:10/01/202211h00min

Riscos Potenciais:


INMET publica aviso iniciando em: 09/01/2022 09:59. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..


Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)

  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Aviso de:Acumulado de Chuva

Grau de severidade:Grande Perigo

Início:09/01/202211h02min

Fim:10/01/202211h00min

Riscos Potenciais:


INMET publica aviso iniciando em: 09/01/2022 11:02. Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco..


Instruções:


  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.

  • Observe alteração nas encostas.

  • Permaneça em local abrigado.

  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Informações atualizadas a qualquer momento no link Instituto Nacional de Meteorologia







SIMGE - IGAM


O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), órgão vinculado ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) realiza diariamente, e durante todo o ano, a vigilância e a previsão do tempo e do comportamento hídrico no estado como um importante instrumento para o planejamento socioeconômico, prevenção de desastres ambientais e preservação do meio ambiente, emitiu um um alerta nessa sexta feira 07 de janeiro, confirmando a informação de que os acumulados mais significativos deverão ocorrer na mesma orientação podendo ultrapassar os 80 mm, principalmente, entre o Vale do Rio Doce e Zona da Mata.





Documento na íntegra

20220109_Avisos_meteorologicos - IGAM
.pdf
Download PDF • 666KB

Breve atualizações Separamos alguns registros de nossa equipe neste domingo confira:

Nossa equipe segue trabalhando na atualização e verificação das informações para manter a nossa audiência sempre bem informada. Em caso de dúvidas de qualquer material aqui divulgado como links, fontes ou documentos estamos a disposição. Desde já agradecemos a todos aqueles que acreditam e confiam no nosso trabalho e nos colocamos a disposição para o que fizer necessário. Pois Jornalismo sério é feito com responsabilidade.


Por Alex Ferreira JORNALISTA Inclusivo Nas REDES SOCIAIS - Siga: @jornalcarangola

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
437755017_956548816474171_2121639489067002229_n.jpg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
438198013_958102139652172_1147900987193066066_n (1).jpg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
WhatsApp Image 2024-04-19 at 16.04.49 (1).jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page