O Ministério da Saúde entregou, no total, 458 novas ambulâncias do SAMU, antecipando a renovação de frota de 2020. As novas ambulâncias vão beneficiar a população de 329 municípios, de 19 estados brasileiros. 73 cidades Mineiras foram contempladas, segundo o site do Ministério da Saúde.
Três bases do SAMU da Regional de Saúde de Manhumirim foram beneficiadas. O Município de Carangola recebeu reforço de duas novas ambulâncias. Já Espera Feliz e Fervedouro tiveram o reforço de uma ambulância cada. Segundo o Ministério da Saúde, os veículos doados estarão vistoriados e disponíveis para retirada na cidade de Sorocaba, em São Paulo. Todos os municípios contemplados estão sendo notificados e estima-se que em até 60 dias todos os veículos sejam retirados diretamente pelos gestores municipais.
O diretor da Regional de Saúde de Manhumirim, Juliano Estanislau, comemorou a notícia. “Estamos sempre em busca de avanços para a prestação dos serviços para melhorar a assistência aos usuários do SUS. Recentemente reunimos com gestores dos municípios que possuem bases do SAMU, juntamente com representantes do CISDESTE, na busca de aperfeiçoamento dos fluxos e segurança de pacientes e servidores”, destacou.
Critérios
Para renovar a frota, o Ministério da Saúde informou que estão sendo considerados o tempo de uso e o funcionamento regularizado do serviço. Toda a frota com mais de cinco anos de uso, sem renovação anterior e que não possua irregularidades, pendências ou ocorrências nos órgãos de fiscalização, incluindo o Ministério da Saúde, deverá ser renovada.
SAMU 192
O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.
O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.
Por Antônio Rodrigues
Comentarii