SP: pacientes de hospital do SUS podem avaliar internação por e-mail

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo agora podem avaliar a experiência de internação por meio de mensagens enviadas por e-mail e WhatsApp. A novidade começou a valer para pacientes do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, no litoral paulista.
Depois de receber alta, o paciente cadastrado recebe uma mensagem via WhatsApp ou e-mail, contendo informações como nome completo, data de alta e nome da unidade em que foi atendido. Confirmadas as informações, ele poderá avaliar o atendimento recebido, dar uma nota de 0 a 10 e relatar eventuais cobranças indevidas.
A iniciativa é da Secretaria de Saúde paulista, que busca avaliar a qualidade do atendimento oferecido durante o período de internação, para propor melhorias no serviço da rede pública estadual.
Caso o paciente atribua nota inferior a 6, será automaticamente direcionado ao site da Ouvidoria da Secretaria de Saúde para registrar uma manifestação formal. Além disso, os hospitais também vão disponibilizar cartazes com QR Codes, permitindo a avaliação espontânea do serviço. Todos os dados são tratados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e têm o sigilo garantido.
O novo canal será implantado gradualmente em todas as unidades estaduais de saúde nos próximos meses, abrangendo todos os tipos de atendimento.

Saúde Depois de receber alta, pessoa recebe uma mensagem para dar uma nota São Paulo 05/05/2025 - 14:26 Nádia Faggiani/Sumaia Villela Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional SUS Sistema Único de Saúde São Paulo ouvidoria segunda-feira, 5 Maio, 2025 - 14:26 1:31
COMENTÁRIOS