top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

"A união faz a força" - Prefeitura, demais autoridades e voluntários se unem em prol de Carangola

A exatamente a um ano atrás brumadinho sofria com rompimento de uma barragem.


Desde o dia 24 de janeiro, quando o nível do Rio Carangola subiu 3,80m, a Prefeitura vem somando todos os esforços para enfrentar lado a lado, junto aos carangolenses, as inúmeras dificuldades advindas de mais uma enchente, que há 11 anos, desde 2009, não abatia mais sobre Carangola.

E desde o domingo, 25 de janeiro, quando o nível do Rio atingiu seu pico, subindo 5,97m., causando inúmeros prejuízos à cidade, desalojando 2.284 pessoas e desabrigando 17 famílias, a Prefeitura tem trabalhado para atender, da melhor maneira possível, a todos os atingidos e restabelecer a rotina do comércio local.


< CLIQUE NAS LATERAIS DAS FOTOS >

Imagens exclusivas: Vinícius Barbosa - @drone.mineiro | @viniciusbarbosa4

Todos os esforços continuam sendo somados, não apenas no sentido de disponibilizar maquinários para a limpeza da cidade, como também no de reunir uma grande força de trabalho, junto ao funcionalismo público do Município e voluntários carangolenses, que sempre se unem em momentos como esse e são incansáveis colaboradores.

Até o momento, para enfrentar o desafio da retirada de um inacreditável volume de entulho e também da lavação das ruas, a Prefeitura colocou 17 caminhões caçambas, 07 retroescavadeiras, 04 pás carregadeiras, uma escavadeira e 03 caminhões pipa nas ruas da cidade e no distrito de Lacerdina um dos locais mais atingidos.

Paralelamente, montou uma força tarefa reunindo mãos-de-obra das Secretárias Municipais de Meio Ambiente, Obras e Agricultura, além do atendimento das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, com distribuição de água, consultas e medicamentos, inclusive, na Varginha de baixo, Lacerdina, São Manoel do Boi e em Ponte Alta, que também foram atingidos.


A limpeza das ruas tem sido feita com o recolhimento de entulhos e lavação, com caminhão pipa e varrição simultânea.

Muitas vezes, os serviços ficam um pouco mais lento, devido a diversas circunstâncias, mas a avaliação tem sido bastante positiva, principalmente, considerando que a ajuda que Carangola sempre recebeu dos Municípios vizinhos, dessa vez não foi possível acontecer, uma vez que também foram afetados.


< CLIQUE NAS LATERAIS DAS FOTOS >

Além das frentes de trabalho da prefeitura, o auxílio imensurável dos Secretários Municipais, da Defesa Civil De Carangola, Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - 2°Pelotão Muriaé, Polícia Militar de Carangola, Polícia Civil, Tiro de Guerra 04-002 (Carangola), do Sub Ten. Jerônimo representante da Defesa civil do Estado, entre outras autoridades foram indispensáveis para essa força tarefa.

Um fator principal que continua afetando diretamente o trabalho dessa força tarefa são os motoristas que não estão efetivamente prestando algum tipo de auxílio às vítimas das enchentes, e que ficam transitando pelas ruas principalmente a passeio. O fluxo desnecessário de veículos nessas áreas está prejudicando demais essa operação.

A ajuda e a colaboração dos moradores continua sendo de fundamental importância para uma limpeza satisfatória para todos, o mais breve possível.

"A união faz a força". Vivamos intensamente essa verdade para retomarmos a rotina de nossa cidade e virarmos mais essa página de nossa história, escrita com a mesma garra e o mesmo otimismo que sempre nortearam a todos nós, carangolenses! ” Comenta o Prefeito, Paulo Pettersen.

Confira aqui nossos dados oficiais, coletados e confirmados pelas equipes do Corpo de Bombeiro de Muriaé e Defesa Civil estadual e Municipal atualizados 16h00, 29 janeiro de 2020.

• Total de Desabrigados: 45 • Total de Desalojados: 2284 • Famílias Desabrigadas: 17 • Famílias Desalojadas: 901 • Imóveis desocupados: 58 • Óbitos: 01

Contamos hoje 29 de janeiro, com uma frente de trabalho de: • 17 Caminhões • 03 Maquinas Carregadeiras • 01 Máquina Escavadeira • 07 Máquinas Retroescavadeiras • 03 caminhões Pipa • 57 profissionais na frente de limpeza e recuperação da cidade, além de diversos voluntários que não foi possível de contabilizar.

Finalizando a nota, a assessoria de Imprensa da Prefeitura de Carangola, agradeceu em nome daqueles que sofreram com essa calamidade, a todos por estarem contribuindo com doações e voluntarismo, e principalmente a paciência dos seus leitores e cidadãos carangolenses pelo tempo que foi necessário para apuração e confirmação de todos dados. Fonte: Prefeitura Municipal de Carangola Fotos: Vinícius Barbosa - @drone.mineiro | @viniciusbarbosa4 Vídeo: Washington Peron - @deoperon | @facebook.com/washington.peron

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
SICREDI giff.gif
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
sicredibotucarai_1699012659833.jpeg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
1.png
3.png
FOTO-PERFIL.png
10.png
PERFIL.png
bottom of page