top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

CARANGOLA: Câmara aprova projeto que garante novo REFIM com descontos de até 95% e parcelamentos 24x

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na sessão ordinária de ontem (22), Câmara Municipal de Carangola o projeto de Lei 036/2021 que solicita ao poder executivo que se realize o parcelamento e a concessão de desconto do Imposto através do novo REFIM. Fica garantido a todas as empresas e pessoas a adesão de descontos de até 95% nos juros e multas de suas dívidas de IPTU, como também a oportunidade de parcelamento de no mínimo 24 vezes, ainda incluindo a possibilidade de pagamento por instrumentos como cartão de Crédito.

A proposta visa criar medidas de socorro econômico para cidadãos mais impactados pelos inúmeros pontos sofridos pelo setor comercial e empresarial durante a pandemia. A possibilidade de renegociação de dívidas e redução da taxa de juros são extremamente importantes para os cidadãos, comerciantes e empresários carangolenses nesse momento tão delicado. Em consideração ao difícil momento econômico vivido por toda população carangolense, advindo de diversos fatores do cenário pandêmico e duas das maiores enchentes da história como também as altas restrições impostas pelo estado através da adesão a “Onda Roxa”. Através do oficio nº 045-2021/LSA/SECLEG/CMC de 19 de março de 2021, de autoria dos vereadores Lucas de Almeida, Sandro do Táxi e Carlos Candinho foi solicitado ao poder executivo que fosse encaminhado a Casa Legislativa um novo REFIM, garantindo a todas as empresas e pessoas a adesão de descontos de até 95% nos juros e multas de suas dívidas de IPTU, como também a oportunidade de parcelamento de no mínimo 24 vezes, ainda incluindo a possibilidade de pagamento por instrumentos como cartão de Crédito.


O projeto do REFIM já havia sido aprovado, mas diante da nova realidade dos brasileiros perante a crise se deu a necessidade dessa nova revisão.

Importante destacar, que a aplicação das tais medidas apresentadas não irão gerar grandes interferências ao caixa da Prefeitura, pelo contrário, trarão condições significativas para que a população cumpra com seus compromissos com município, e o município possa cumprir os seus. Ao que vemos, infelizmente, muitas empresas já estão demitindo seus funcionários, aumentando, assim o desemprego que já assusta demasiadamente a nossa cidade e todo o país. Serão tempos difíceis para a saúde pública e também para a economia. A maioria das pessoas serão compreensivas e estarão abertas a negociação. Ter responsabilidade social será muito importante e um grande diferencial na forma como viveremos nossas relações a partir de agora. Estamos fazendo o nosso possível para diminuir as dificuldades que esse momento delicado os impõe.

Afirma o Vereador Carlos Candinho em declaração ao Jornal Carangola

É uma matéria da mais alta importância para os Comerciantes e empresários, e principalmente o micro e pequeno empresário. A classe terá a oportunidade de participar dessa negociação, que em casos mais críticos, contribuirá com as ações de busca de soluções para evitar que o os atingidos fechem suas portas. Gostaria de destacar que a Participação da população também é muito importante e todos devem fazer sua parte. Evitar aglomerações e usar máscara contribui de forma significativa para que novas sanções não sejam aplicadas e por consequência novas restrições impedindo o comércio ficar aberto. Com isso o agravamento das dificuldades que hoje são imensuráveis.

Pontua o Vereador Lucas Almeida

Procuramos considerar a redução na renda das famílias decorrente das medidas restritivas, principalmente à circulação de pessoas e às atividades privadas na economia e no aumento das despesas decorrentes das medidas de distanciamento social e isolamento social, bem como, o alto endividamento dos contribuintes de baixa renda, e da classe empresarial e comercial. Neste momento torna-se indispensável a solidariedade por parte do Município, ao momento difícil que a sociedade está enfrentando. Além do mais, muitos destes que tem débitos com o Município, são o suporte de uma família, que é composta por trabalhadores ou empregadores afetados pelas 2 enchentes, pelo desemprego e principalmente pela crise causada e agravada durante a pandemia. Sendo assim, a flexibilização junto ao REFIM, é de extrema importância.

Finaliza o Vereador Sandro do Táxi. A Proposta aguarda sanção do prefeito Silas Vieira. Veja ofício, justificativa e Projeto de Lei na íntegra:









Por Redação Jornal Carangola

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
437755017_956548816474171_2121639489067002229_n.jpg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
438198013_958102139652172_1147900987193066066_n (1).jpg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
WhatsApp Image 2024-04-19 at 16.04.49 (1).jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page