top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

Cuidado! GIF malicioso pode invadir seu WhatsApp; saiba como se proteger

Uma vulnerabilidade no WhatsApp permitia que dados fossem roubados através de um GIF; a recomendação é de que o aplicativo seja atualizado.


Falha pode permitir que hackers invadam celular a partir de GIF no WhatsApp

Assim como diversos outros sistemas, o WhatsApp  não é perfeito quando se trata de segurança . Alguns casos em que vulnerabilidades do sistema foram usadas por hackers deixam isso claro. Agora, uma nova falha foi descoberta e pode afetar os usuários da versão Android do aplicativo que ainda não fizeram atualização.  


A vulnerabilidade permite que um invasor use um arquivo de imagem no formato GIF para acessar todo o conteúdo do usuário. O bug foi identificado e compartilhado pelo "tecnólogo e entusiasta de segurança da informação" 'Awakened' no fórum Github com uma explicação detalhada de como ele funciona.

É um processo complexo, mas essencialmente o bug depende que o invasor envie um arquivo GIF malicioso para o dispositivo da vítima usando qualquer canal - pode ser o WhatsApp , e-mail ou algum outro meio de troca de mensagens.

Com o GIF no dispositivo, quando a vítima abre a galeria do WhatsApp para enviar qualquer imagem – não necessariamente o GIF em questão – a vulnerabilidade é acionada e o dispositivo e seu conteúdo se tornam suscetíveis a invasões e roubo de informações .

"Usuários do WhatsApp", alerta Awakened em sua postagem, "atualizem para a versão mais recente do aplicativo (2.19.244 ou superior) para se manter seguro contra essa vulnerabilidade".

Ainda de acordo com Awakened, a vulnerabilidade está restrita aos dispositivos Android. "O erro funciona bem no Android 8.1 e 9.0, mas não funciona no Android 8.0 e versões posteriores. Nas versões mais antigas do sistema, a liberação dupla ainda podia ser acionada. No entanto, o aplicativo falha antes de chegar ao ponto em que poderíamos controlar o registro do PC". Do ponto de vista técnico, o ataque realiza um processo chamado de liberação dupla, em que o dispositivo pode ser afetado de diferentes formas, seja com o travamento do aplicativo ou o acesso a diferentes arquivos presentes no aparelho.

Em um comunicado ao site The Next Web , o WhatsApp  declarou que não havia relatos de usuários afetados pela vulnerabilidade e que "esse problema afeta o usuário no lado do remetente, o que significa que, teoricamente, o problema pode ocorrer quando o usuário executa uma ação para enviar um GIF . A questão envolveria seu próprio dispositivo."

Awakened, por sua vez, comentou a declaração do aplicativo e disse que a "afirmação não está correta. O porta-voz deve ter entendido errado o assunto". O que ele quer dizer é que, embora exista alguma ação do lado da vítima, se o invasor conseguir implantar a imagem no dispositivo – por qualquer canal - a vulnerabilidade pode ser explorada.


O WhatsApp também informou que o bug "foi relatado e resolvido rapidamente no mês passado. Não temos motivos para acreditar que isso afetou qualquer usuário, embora, obviamente, estamos sempre trabalhando para fornecer os mais recentes recursos de segurança."


Embora a vulnerabilidade pareça afetar apenas dispositivos Android , o conselho para que o aplicativo seja atualizado serve para todos. Quando uma vulnerabilidade chega ao público, há sempre a possibilidade de que ela seja explorada – os invasores estão cientes de que muitos usuários não atualizam seus aplicativos com a frequência que deveriam.


O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
sicredibotucarai_1705112161896.jpeg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
sicredibotucarai_1699012659833.jpeg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
sicredi_1705671512067.jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page