top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

Emater-MG lança programa Minas Pecuária

Empresa irá selecionar centenas de propriedades para atendimento diferenciado


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) lançou um programa que vai adotar um modelo diferenciado de assistência técnica a propriedades rurais que desenvolvem a bovinocultura em Minas Gerais. O Minas Pecuária foi anunciado, nesta quarta-feira (14/7), durante encontro virtual com participação de diretores, gerentes regionais e coordenadores técnicos da empresa.


Em 2021, o programa vai selecionar centenas de propriedades em todas as regiões do estado que servirão de unidades de referência. A ideia é permitir que produtores rurais tenham acesso a tecnologias e estratégias de administração da atividade, buscando um sistema sustentável e competitivo, que promova melhoria de renda. As localidades selecionadas vão receber assistência técnica sistematizada e contínua, com foco na adoção de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) de produção.


“Em uma visita inicial será feito um diagnóstico, com levantamento da realidade da propriedade. Depois, juntamente com o produtor, será estabelecido um plano anual de ação, estipulando metas de rentabilidade e eficiência a serem atingidas. Essas propriedades vão receber atendimento mensal, sistemático e continuado, para se obter os resultados planejados” explica o coordenador técnico estadual em Bovinocultura da Emater-MG, Nauto Martins.

Capacitação


O primeiro passo do Minas Pecuária é a capacitação dos técnicos da Emater-MG sobre a metodologia, a execução e o monitoramento dos trabalhos desenvolvidos nas propriedades selecionadas. Eles também vão aprender como utilizar e abastecer, com os dados de cada unidade de produção, o Módulo Minas Pecuária do Deméter - software lançado pela empresa, que permite mais agilidade, registros e melhoria das análises sobre as atividades desenvolvidas.


“Depois que os dados são lançados no Deméter, o sistema gera, de maneira automática, diversos relatórios de desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho, sobre a qualidade do leite, além de aspectos econômicos e financeiros da propriedade. Estes relatórios vão ajudar os técnicos e os produtores durante a execução das ações e serão fundamentais para a tomada de decisão. Além disso, nos permitirá criar um amplo banco de dados diferenciado da pecuária bovina de Minas Gerais”, explica o coordenador da Emater-MG.

A participação dos produtores no Minas Pecuária é voluntária e gratuita. A contrapartida exigida é o comprometimento em seguir o plano de ação estabelecido pelo programa. Além disso, o interessado deve concordar que a propriedade selecionada sirva de modelo e referência para outros criadores.


“Serão selecionados produtores que tenham disposição em adotar as orientações e em abrir sua unidade de produção para visitas e eventos técnicos. Eles devem ser agentes multiplicadores das tecnologias adotadas e bem-sucedidas, beneficiando outros produtores”, afirma Nauto Martins.

A proposta da Emater-MG é promover encontros conhecidos como 'dias de campo' nas propriedades selecionadas pelo Minas Pecuária. Além disso, será promovido o Circuito Mineiro da Bovinocultura em polos regionais. Nesses eventos, especialistas vão tratar de temas relacionados às boas práticas agropecuárias, às tecnologias adotadas e aos resultados obtidos nas unidades de referência do Minas Pecuária.

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
437755017_956548816474171_2121639489067002229_n.jpg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
438198013_958102139652172_1147900987193066066_n (1).jpg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
WhatsApp Image 2024-04-19 at 16.04.49 (1).jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page