top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

Incêndio de cinco dias destrói 20% do Parque Nacional da Serra do Cipó


O incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, na região Central de Minas, foi controlado na tarde deste sábado (12). De acordo com o Corpo de Bombeiros, 20% dos 33.800 hectares de área verde foram consumidos pelas chamas. No momento, equipes constituídas de militares e voluntários seguem do local para monitorar a área e evitar novos focos.

O parque segue fechado para visitação, mas segundo a administração, outras cachoeiras e atrativos do distrito estão funcionando normalmente, assim como os serviços de pousadas, bares e restaurantes, passeios turísticos.


Entenda

O fogo começou na última terça-feira (8), fora da área de preservação, em Itabira, também na região Central do Estado, e acabou invadindo o parque na tarde de quarta-feira (9), quando cerca de 3.500 hectares foram afetados, o que corresponde a aproximadamente 10% de toda a área de preservação.

Cerca de 54 brigadistas atuam no combate às chamas de forma ininterrupta, inclusive durante o período noturno. Equipes de prevenção de incêndio de outros parques nacionais, como Sempre Vivas, Caparaó e Canastra, estão na Serra do Cipó para auxiliar nos trabalhos e voluntários também têm chegado para colaborar com as ações. 

Com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, duas viaturas e um helicóptero deram assistência no transporte de equipes, equipamentos e mantimentos. Além disso, dois aviões Air Tractor do ICMBio estão em atividade. 

Turismo

Por causa do incêndio de grandes proporções turistas que compraram pacotes ou agendaram hospedagem para a região durante o feriado têm o direito de requisitar a restituição dos valores ou o reagendamento de data, de acordo com o Procon do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
sicredibotucarai_1705112161896.jpeg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
sicredibotucarai_1699012659833.jpeg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
sicredi_1705671512067.jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page