Buscar
  • Jornal Carangola

Incêndio de cinco dias destrói 20% do Parque Nacional da Serra do Cipó


O incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, na região Central de Minas, foi controlado na tarde deste sábado (12). De acordo com o Corpo de Bombeiros, 20% dos 33.800 hectares de área verde foram consumidos pelas chamas. No momento, equipes constituídas de militares e voluntários seguem do local para monitorar a área e evitar novos focos.

O parque segue fechado para visitação, mas segundo a administração, outras cachoeiras e atrativos do distrito estão funcionando normalmente, assim como os serviços de pousadas, bares e restaurantes, passeios turísticos.


Entenda

O fogo começou na última terça-feira (8), fora da área de preservação, em Itabira, também na região Central do Estado, e acabou invadindo o parque na tarde de quarta-feira (9), quando cerca de 3.500 hectares foram afetados, o que corresponde a aproximadamente 10% de toda a área de preservação.

Cerca de 54 brigadistas atuam no combate às chamas de forma ininterrupta, inclusive durante o período noturno. Equipes de prevenção de incêndio de outros parques nacionais, como Sempre Vivas, Caparaó e Canastra, estão na Serra do Cipó para auxiliar nos trabalhos e voluntários também têm chegado para colaborar com as ações. 

Com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, duas viaturas e um helicóptero deram assistência no transporte de equipes, equipamentos e mantimentos. Além disso, dois aviões Air Tractor do ICMBio estão em atividade. 

Turismo

Por causa do incêndio de grandes proporções turistas que compraram pacotes ou agendaram hospedagem para a região durante o feriado têm o direito de requisitar a restituição dos valores ou o reagendamento de data, de acordo com o Procon do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

FOTO-PERFIL.png
ORÇAMENTO.png

Parceiros

exame.png
mobile-1.png
açougue-fava.png
campestre-branco.png
mauricio padilha.png
FORNO-&CIA.png
projetilar.png
michelle.png
jornal-carangola.png