O anúncio abrange 5 Estados Brasileiros. Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná e se estenderá de julho a setembro de 2021.
O governo federal emitiu um alerta de emergência hídrica para região da bacia do Rio Paraná, que abrange 5 Estados, conforme confirmou o Jornal Carangola nesta 6ª feira (27.mai). O anúncio abrange Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná e se estenderá de julho a setembro de 2021.
O documento foi emitido pelo SNM (Sistema Nacional de Meteorologia), junto a órgãos de meteorologia federais e ao Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais).
Eis a íntegra (418 KB).
“As perspectivas climáticas para 2021/2022 indicam que a maior parte da região central do país, a partir de maio até final de setembro, entra em seu período com menor volume de chuvas (estação seca). A previsão climática elaborada conjuntamente pelo INPE, INMET e FUNCEME indica para o período Junho-Julho-Agosto/2021 a mesma tendência, ou seja, pouco volume de chuva na maior parte da bacia do Rio Paraná”, afirma o documento.
O alerta foi feito em meio à preocupação do governo federal com a disponibilidade hídrica e o impacto sobre o setor energético. O ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) afirmou no começo do mês que o país vive a pior crise hídrica desde 1931.
No mesmo mês, o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) decidiu todas as usinas termelétricas que estiverem em condições de operar. Além disso, o Brasil importa energia da Argentina e do Uruguai desde outubro. As ações tem o objetivo de preservar o volume de água dos reservatórios e evitar apagões no fim de 2021. Redação
Comments