• Jornal Carangola

Ministério da Justiça homenageia Município de Carangola pelo trabalho de ressocialização de presos



O Município de Carangola foi homenageado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional – SELO RESGATA, relativo ao triênio 2019 a 2021.


O Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional, instituiu no ano de 2017 o SELO RESGATA, com o objetivo de incentivar, estimular e reconhecer os órgãos e empresas que utilizam mão-de-obra oriunda do sistema prisional brasileiro, de forma a ampliar as vagas de trabalho proporcionando melhores condições de reintegração social.


O trabalho é um dos principais mecanismos de ressocialização, pois permite àqueles que tiveram seu direito de liberdade restringido, uma ação transformadora da dignificação da vida, com ocupação, capacitação profissional, educação pelo trabalho, geração de renda e o retorno à sociedade com a aptidão necessária para trilhar novos caminhos.


Em março de 2018, foram assinados dois Termos de Compromisso entre a Prefeitura de Carangola e a Secretaria de Estado de Administração Prisional, sob a coordenação da Diretora Geral do Presídio de Carangola, Dra. Ellen Maria Leal de Oliveira, aderindo, formalmente, ao processo de ressocialização.


Segundo a parceria, a Prefeitura promoveu o aproveitamento da mão-de-obra de presos reclusos, incluindo capacitação, qualificação e ressocialização, para prestação de serviços gerais e de mutirão de limpeza contra a dengue. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos foram acompanhados pelo Município. Por sua vez, a Secretaria de Estado de Administração Prisional ficou responsável pela seleção dos presos e o acompanhamento do comportamento durante todo o período.


“É preciso acreditar mais nas pessoas, dar a oportunidade de um recomeço. E nada mais correto do que o trabalho para promover a dignidade humana. Ao empregar a mão-de-obra do preso, ressocializando-o e reintegrando-o, estamos mudando paradigmas, superando preconceitos e fortalecendo a cidadania. Parabéns a todas as entidades vencedoras desse prêmio, pela coragem em desenvolver iniciativas que contribuem para dar nova oportunidade, incentivam a formação escolar e/ou profissional, e modificam a realidade social desse País.” Finalizou o Prefeito Paulo Pettersen.

Fonte: Prefeitura de Carangola

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

FOTO-PERFIL.png
ORÇAMENTO.png

Parceiros

exame.png
perfil.png
açougue-fava.png
campestre-branco.png
mauricio padilha.png
FORNO-&CIA.png
projetilar.png
michelle.png
jornal-carangola.png
BAILE-DA-INDEPENDÊNCIA-TODOS-finalizado.png