• Jornal Carangola

Monitor da violência: Minas Gerais registra queda de mais de 18% nas mortes por crimes violentos

Em janeiro, média foi de cerca de 9 vítimas a cada 24 horas no estado; em fevereiro, média caiu para quase 8. Levantamento do G1 acompanha casos de crimes violentos mês a mês.



Minas Gerais registrou 501 mortes em decorrência de crimes violentos no primeiro bimestre deste ano, segundo dados apurados pelo Monitor da Violência. Neste total, são considerados homicídios dolosos, latrocínios – roubo seguido de morte – e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando as mortes por esses tipos de crimes chegaram a 617, houve uma redução de 18,8%.


O levantamento é feito pelo G1 com base em dados oficiais da Secretaria de Estado de Segurança Pública e por meio da Lei de Acesso à Informação.


Crimes violentos no primeiro bimestre em MG


Período - 2018 / 2019 Janeiro 342 - 284 Fevereiro 275 - 217 Total do 1º bimestre 617 - 501

Em fevereiro deste ano, foram 217 mortes. O número representa uma média de quase oito vítimas por dia. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 275 mortes em decorrência de crimes violentos, houve uma queda de 21,1%.


No mês de janeiro de 2019, o estado registrou 284 homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. A média é de cerca de nove vítimas por dia. Já em janeiro de 2018, foram 342 vítimas de crimes violentos. Os números indicam uma queda de 17% entre os dois períodos. Já em março deste ano, houve 257 mortes por crimes violentos, mantendo a média de cerca de oito vítimas por dia no estado.


Levantamento nacional

Em todo o Brasil, a queda foi de 25% nos assassinatos nos dois primeiros meses do ano. O país teve 6.856 mortes violentas em janeiro e fevereiro de 2019. Apenas o Paraná não informou os dados.

No mesmo período de 2018, houve 9.094 assassinatos. A queda é puxada principalmente pelo Nordeste. No Ceará, o levantamento aponta 58% menos vítimas.



Violência no Brasil em 2018

O Brasil teve uma redução de 13% no número de mortes violentas em 2018 em relação a 2017. O levantamento considerou dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Foram registrados 51.589 assassinatos no ano passado, ante 59.128 em 2017.


Apesar da queda, o número de vítimas ainda é alto. São 24,7 mortos a cada 100 mil habitantes. O Monitor da Violência é uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial. Isso porque há uma dificuldade maior em obter esses dados em tempo real e de forma sistemática com os governos estaduais. Este balanço foi realizado dentro do Monitor da Violência, separadamente, em 2018. Por Portal G1

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

FOTO-PERFIL.png
ORÇAMENTO.png

Parceiros

exame.png
perfil.png
açougue-fava.png
campestre-branco.png
mauricio padilha.png
FORNO-&CIA.png
projetilar.png
michelle.png
jornal-carangola.png
BAILE-DA-INDEPENDÊNCIA-TODOS-finalizado.png