top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

CARANGOLA: Novo secretário de Saúde assumiu nessa segunda-feira (3)

A partir desta Segunda (3), o Farmacêutico, Ralph Anchieta assume a pasta da Secretaria de Saúde de Carangola.

Farmacêutico e morador de Carangola, Ralph Anchieta, Filho de José Carlos Machado e Maria Madalena de Oliveira machado, nascido em Carangola em 18 de janeiro de 1985, 36 anos, criado no bairro coroado, estudou na rede pública e começou a trabalhar pela extinta Guarda Mirim de Carangola na Farmácia do Clerinho. Estudou farmácia em Itaperuna - RJ e saiu de lá formado para farmacêutico, casado a 8 anos com Angla Teixeira flores, pai de Loren Flores Machado, passou no concurso de 2014, ingressou ou como contratado e final de 2016 foi efetivado, em 2017 se tornou o responsável pelo Laboratório da Policlínica Municipal onde desempenha sua função até o momento.


Apesar de jovem, o novo gestor da Saúde Carangolense revela vários projetos, entre eles investir ainda mais na modernização e no primeiro atendimento ao munícipe. Ele destaca que esta será a sua maior missão de vida até aqui.

“As pessoas são movidas por desafios e assumir a Saúde nesse momento delicado de pandemia é um grande desafio. Quero agradecer ao prefeito, Silas Vieira, pela oportunidade e confiança em mim depositadas. Tenho plena consciência do quanto o cargo é importante. Sei dos desafios que tenho pela frente e digo: estou pronto para enfrentá-los. Farei de tudo que estiver ao meu alcance para que toda a população Carangolense tenha uma qualidade de vida melhor”, resume o novo gestor da pasta.

Em curto prazo, Ralph mira na transparência e celeridade na vacinação da população contra o Coronavírus; no atendimento integral de pessoas com sintomas da Covid-19; e na continuidade e aprimoramento dos atendimentos na atenção primária.


“Para aceitar essa missão, não basta apenas querer ocupar o cargo, você precisa acreditar, trabalhar, dedicar-se e exercer com seriedade o que foi assumido. É uma oportunidade que tenho de servir ao município que tanto amo neste momento tão difícil. Minha expectativa frente a uma secretaria tão importante, principalmente neste momento epidêmico, é realizar o melhor trabalho possível para a população, principalmente em meio a esta doença que o mundo precisou lidar. Estarei integralmente me dedicando para prestar um serviço de qualidade aos cidadãos Carangolenses”, prospecta.

Ralph explicou que está pronto para assumir a Secretaria em um momento bastante difícil para todo o mundo devido à pandemia, mas acredita ser possível desenvolver um bom trabalho junto ao time da Saúde na Prefeitura.

Há um dia no cargo, alguns avanços já começam a aparecer na gestão do novo secretário Ralph Anchieta. Inclusive, já no primeiro dia frente a pasta da saúde informações como o cronograma de vacina da semana já foi divulgado na rede oficial da Prefeitura. Datas e idade:

63 anos - 04/05 - Terça-feira

62 anos - 06/05 - Quinta-feira

61 anos - 07/05 - Sexta-feira

60 anos - 10/05 - Segunda- Feira

Horário: 8h às 16h;

Locais: Setor de Fisioterapia da Policlínica Municipal de Saúde

Documentos necessários: CPF, Identidade, Cartão de Vacina.

Importante destacar que é obrigatório o uso de máscara e distanciamento social.


O Secretário informa que há muitos projetos a serem executados, mas serão externados somente nos próximos dias.

“Conto com o apoio e a compreensão de todos, para que possamos fazer um excelente trabalho”, Finaliza.

Câmara de Vereadores


Na manhã da última terça-feira (04) os vereadores Sandro do Táxi, Candinho e Joel Maia estiveram pessoalmente externando votos de sucesso no desempenho de suas funções em frente a pasta. Uma breve conversa e muitas sugestões para aprimorar os serviços oferecidos. Procurados, os vereadores de forma unânime disseram a nossa redação que veem a decisão da gestão com bons olhos e bastante positiva, pois a experiência do novo secretário tanto como servidor público efetivo da saúde, como farmacêutico vão ser fundamentais para atender as demandas e expectativas do povo carangolense.

Na opinião do Vereador Carlos Candinho, “O principal desafio nesse momento, uma vez que a vacina ainda é a principal saída que a gente tem, é uniformizar as ações no âmbito do município. A gente tem que cumprir um papel fundamental, que é acompanhar as ações da secretaria municipal de Saúde, alinhar com o prefeito, demais membros dos poderes e sociedade, e alinhar ideias para se ter a maior uniformidade de ações possíveis aqui no município de Carangola, mas tudo isso com transparência e responsabilidade que o povo merece. Passar para a população uma conduta única, obviamente, respeitando as diferenças e protocolos. A população tem que sentir segurança no que o poder público define, o que as autoridades sanitárias orientam”. Comenta.

“Junto aos colegas vereadores, venho cumprimentar e desejar as boas-vindas ao novo secretário. Depositamos nossa confiança nele que assume uma pasta tão importante nesse momento de pandemia e restrições. Teremos sim muitos embates, porém com a união, superaremos os obstáculos que aparecerem. Desejamos muito equilíbrio, garra, determinação, além da busca constante por resultados e alcance de metas. Por último, peço encarecidamente que sempre considere o lado humano em suas ações, além da honestidade e transparência com a nossa máquina pública”, nos disse o Vereador Sandro do Táxi.

“A expectativa é muito grande pela chegada do novo secretário, que, com certeza, veio para fazer a diferença. Que ele trabalhe sempre em busca do melhor acolhimento e atendimento daqueles que busca o atendimento em nossa rede pública de saúde. Entendemos e respeitamos as limitações, o espaço de cada setor e cada pasta, mas sempre estaremos a disposição e alinhados com as necessidades e expectativa da população. Mas é imprescindível que as coisas sejam conduzidas de maneira mais transparente e com seriedade”. Explana o Vereador Joel Maia.

“Trágica Herança” São 120 dias de caos na saúde

Como já é de conhecimento de todos, desde janeiro quando o Prefeito eleito divulgou o nome de seu secretariado, buscamos informações sobre a saúde. Entre as principais questões abordadas e denúncias recebidas por nossa redação, sempre estiveram como destaque a vacinação, falta de medicamento, falta de médicos e exames, e as composições da Câmara Técnica e do Comitê de Enfrentamento do Covid-19, que de forma relutante a gestão e principalmente a secretaria de saúde, sob representação do Ex-Secretário de Saúde Helerson Toledo Lima se recusaram a nos repassar. FALTA TUDO! Falta de medicamentos básicos como Dipirona e Omeprazol, medicamentos controlados como Clonazepam e Sertralina foram confirmados por nossa equipe. Acompanhados pela falta de exames e consultas com especialistas. Também foi registrado a atual falta de médico em unidade da atenção primária.


Diante o silêncio assustador da Secretaria de Saúde em esclarecer os diversos casos de supostos “FURA FILA” e conflitos de transparência na vacinação do covid-19, foi necessário que fizéssemos diversas denúncias aos orgãos competentes e fiscalizadores para que fosse apurado e providências fossem tomadas. A relatos de diversas pessoas que não fazem parte do grupo de prioridade que tomaram a vacina. Inclusive servidores públicos. (Relembre clicando aqui) Por diversas vezes solicitamos informações sobre quais ações de enfretamento à pandemia, a Prefeitura e Secretaria de Saúde estaria tomando e nada foi apresentado até a presente data como se a Prefeitura não fosse um órgão público, mas sim um setor privado. Cobramos resposta sobre o oficio Nº 015/2021 da Câmara de Vereadores do dia 30 de março, onde os vereadores Sanderson Ribeiro (Sandro do Táxi) e Candinho, que estiveram em reunião pessoalmente com o ex-secretário de Saúde de Carangola Helerson Toledo Lima, onde solicitaram para que fosse incluído nas medidas de enfrentamento ao Covid-19 da prefeitura de Carangola, o serviço de Higienização e Desinfecção dos prédios e espaços públicos como também todas áreas consideradas de grandes aglomerações como também a implementação de barreiras sanitárias e blitz educativas tanto no trânsito como no comércio. Mais uma vez a voz do povo foi ignorada. (Relembre clicando aqui)

Criamos então o ESPAÇO FALA CIDADÃO onde o objetivo era dar voz ao povo, e buscar esclarecimentos para as dúvidas e posicionamento do poder público sobre as questões de bem comum e de acesso a sociedade carangolense através do WhatsApp para contato é 32 99813-8289 ou fale direto clicando aqui . Foi aí que choveram reclamações e denúncias sobre diversos aspectos, não apenas da saúde como também outras secretarias e vacina. Até hoje nada se sabe sobre a citada composição da Câmara Técnica da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Municipal de Enfrentamento ao COVID-19 da Prefeitura. Essa informação incansavelmente solicitada por nossa equipe do Jornal Carangola vem desde janeiro, quando a nova gestão assumiu o controle da pandemia é de uma avalia imensurável pois é dessa forma, que os cidadãos, tem acesso a transparência e sabem quem são os responsáveis pelas decisões e medidas que são tomadas e quais orientações e critérios são utilizados para formulação dos decretos e ações que influenciam diretamente na vida de todos cidadãos carangolenses.

Ainda lembramos sobre o fechamento do Ponto de apoio (PSF Santa Maria) onde funcionava a farmácia do bairro Santa Maria, prédio esse construído pela comunidade e prometido em campanha que não seria fechado. O ex-secretário de saúde Helerson Toledo Lima, que passou a ocupar o cargo de Secretário Municipal de Gestão Pública e de Governo e a assessoria do prefeito não quis se pronunciar.

Outra situação absurda que foi tema abordado por nossa equipe e denunciado por próprios servidores é em relação a quais procedimentos foram aplicados aos trabalhadores e voluntários que trabalharam nas ações durante e pós enchente, como por exemplo quais medicamentos de prevenção a doenças causadas pelas águas e poeiras tóxicas, bem como de pele e respiratórias foram utilizados, quais exames foram feitos. E agora? A saúde dessas pessoas, tanto servidores quando voluntários que trabalharam nessas ações estão com a integridade física em risco? Lembrando ainda que enquanto a publicidade pessoal da Secretária de Meio Ambiente, expõe festas de aglomerações e trabalhos utilizando de caminhão pipa para "irrigar" plantas e jardins, os moradores de Lacerdina até hoje aguardam a lavagem, limpeza e higienização das áreas atingidas, como também a aplicação das medidas de saúde para prevenção de doenças causadas pelas cheias. Casos de Leptospirose foram registrados no distrito e atribuídos a poeira e lama tóxica que ficou sem seus devidos cuidados de limpeza e desinfecção.

Nota da Redação:


Em um cenário tão caótico, vemos a chegada do novo secretário como uma luz no fundo do túnel. A princípio tivemos contato com o Secretário Ralph Anchieta, no qual prontamente nos recebeu e de maneira cordial nos disse que estaria sempre a disposição de nossa equipe, e que iria sim averiguar nossas reclamações e denúncias.


Agradecemos pela forma que nos atendeu, expressamos os melhores votos de sucesso cada vez maior e que o povo carangolense seja prioridade nesse novo desafio. Nos colocamos a disposição.



Por Redação Jornal Carangola

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
sicredibotucarai_1705112161896.jpeg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
sicredibotucarai_1699012659833.jpeg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
sicredi_1705671512067.jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page