top of page
  • Foto do escritorAlex Ferreira

Oportunidades de Crescimento Profissional no Programa de Estágio PETROBRAS



A Petrobras anunciou a retomada do seu programa de estágio, que estava suspenso desde 2019, trazendo uma excelente oportunidade para estudantes de todo o país. Com a expectativa de mais de 200 vagas distribuídas em 11 estados brasileiros, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, o programa oferece aos estagiários uma experiência enriquecedora e promissora.

Com uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 1,8 mil, vale-transporte (quando necessário), seguro contra acidentes pessoais e recesso remunerado de 15 dias a cada seis meses, de acordo com a legislação vigente, a Petrobras busca proporcionar uma estrutura sólida e vantagens aos estagiários selecionados.

Um Processo Seletivo Online e Conduzido pelo Ciee

Os interessados em participar do programa de estágio da Petrobras devem se inscrever entre os dias 7 e 16 de junho, exclusivamente pelo site do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), entidade responsável pela organização do processo seletivo. Vale ressaltar que todas as etapas do processo, incluindo as provas, serão realizadas de forma online, garantindo comodidade e segurança aos candidatos.

De acordo com a empresa, as admissões dos estagiários selecionados estão previstas para o mês de setembro, possibilitando uma integração eficiente e um início promissor na Petrobras.

Renovação e Desenvolvimento Através do Estágio

Felipe Freitas, gerente executivo de Recursos Humanos da Petrobras, ressalta que o programa de estágio visa promover a renovação da empresa, possibilitando a entrada de estudantes de diversas áreas de formação de nível superior. Esses jovens talentos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades através de uma trilha de aprendizado especialmente elaborada para eles.

Os estagiários selecionados terão a chance de receber mentoria de carreira e exercer um papel de protagonismo, atuando em equipes multidisciplinares na busca por soluções inovadoras para desafios apresentados ao longo do ciclo de estágio. A Petrobras também destaca que os estagiários contarão com o acompanhamento de especialistas em gestão de projetos externos e terão o suporte técnico de padrinhos internos da empresa.

Áreas de Formação e Inclusão no Programa de Estágio

O programa de estágio da Petrobras contempla estudantes de diversos cursos superiores, tais como administração, análise de dados, análise de sistemas, ciência da computação, comunicação social (jornalismo, publicidade e relações públicas), contabilidade, direito, engenharia (computação, automação e controle, elétrica, mecânica, petróleo, produção e química), estatística, geologia e serviço social.

Além disso, a Petrobras reforça o seu compromisso com a inclusão social ao reservar 30% das vagas para candidatos negros (pretos ou pardos) e 10% para pessoas com deficiência, reafirmando o seu papel como uma empresa que busca a diversidade e a igualdade de oportunidades.

Um Programa de Estágio Envolvente e Desafiador

Durante os 12 meses de duração do estágio na Petrobras, os estudantes terão a oportunidade de participar de treinamentos na Universidade Petrobras, aprimorando seus conhecimentos teóricos e práticos. Além das atividades rotineiras, os estagiários serão desafiados a resolver problemas reais em conjunto com equipes multidisciplinares, proporcionando uma vivência completa e abrangente na empresa.

Perguntas Frequentes

  1. Quais são os estados contemplados pelo programa de estágio da Petrobras? R: O programa de estágio está disponível em 11 estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

  2. Qual o valor da bolsa-auxílio oferecida aos estagiários? R: Os estagiários receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 1,8 mil.

  3. Quais são os benefícios oferecidos aos estagiários? R: Além da bolsa-auxílio, os estagiários terão direito a vale-transporte, seguro contra acidentes pessoais e recesso remunerado de 15 dias a cada seis meses, de acordo com a legislação vigente.

  4. Como funciona o processo seletivo do programa de estágio da Petrobras? R: O processo seletivo é conduzido de forma online pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). Os interessados devem se inscrever no site do Ciee durante o período determinado e acompanhar as etapas subsequentes.

  5. Quando está previsto o início das admissões dos estagiários selecionados? R: As admissões dos estagiários estão previstas para o mês de setembro.

  6. Quais são as áreas de formação contempladas pelo programa de estágio? R: O programa de estágio da Petrobras contempla estudantes de diversos cursos superiores, incluindo administração, análise de dados, análise de sistemas, ciência da computação, comunicação social, contabilidade, direito, engenharia, estatística, geologia e serviço social.

  7. Como será a carga horária de trabalho dos estagiários? R: A carga horária de trabalho é de 4 horas diárias, em compatibilidade com o horário escolar.

  8. O programa de estágio da Petrobras oferece oportunidades de crescimento profissional? R: Sim, o programa de estágio da Petrobras visa proporcionar uma trilha de aprendizado e desenvolvimento para os estagiários, incluindo mentoria de carreira e a chance de atuar em equipes multidisciplinares na busca por soluções inovadoras.

  9. A Petrobras promove a inclusão social no programa de estágio? R: Sim, a Petrobras reserva 30% das vagas para candidatos negros (pretos ou pardos) e 10% para pessoas com deficiência, demonstrando o compromisso da empresa com a diversidade e a igualdade de oportunidades.

  10. Quais são as expectativas da Petrobras em relação ao programa de estágio? R: A Petrobras espera renovar a empresa por meio da inserção de estudantes de diversas áreas de formação, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências em um ambiente de aprendizado estruturado especialmente para eles. O programa busca estimular o protagonismo dos estagiários e o trabalho em equipe na busca por soluções para desafios reais enfrentados pela companhia.

Por Alex Ferreira | Siga⤵️ @jornalcarangola @dnaestrategico

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
sicredibotucarai_1705112161896.jpeg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
sicredibotucarai_1699012659833.jpeg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
sicredi_1705671512067.jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page