top of page
  • Foto do escritorJornal Carangola

Pesquisa revela o sotaque mais charmoso do Brasil



Um estudo realizado pelo Preply, um centro de pesquisas de idiomas e plataforma online de aprendizado, revelou que o sotaque mineiro é considerado o mais charmoso do Brasil. A pesquisa foi conduzida no período de 19 a 25 de maio e contou com a participação de 700 brasileiros de todas as regiões do país. O jeito peculiar dos mineiros de falar, com o final das palavras suavemente abreviado, como "café 'quentim'" e "'pãozim' de queijo", encantou os participantes.


Segundo a Preply, a pronúncia regional mineira, com suas influências rurais, é percebida como simpática e carinhosa, devido ao uso frequente de diminutivos nas conversas. Além disso, os mineiros são reconhecidos por sua culinária, natureza exuberante e cidades históricas, que também contribuem para o encanto do estado.


Os baianos também se destacaram na pesquisa, sendo considerados detentores de um linguajar cativante e melodioso, com uma ênfase nas vogais. Já o sotaque paulista, uma mistura entre o caipira e o metropolitano, ficou em quinto lugar na preferência dos participantes, ficando atrás dos sotaques fluminenses e gaúchos.


A pesquisa revelou que muitos internautas gostariam de ter o sotaque do Rio de Janeiro, liderando a lista das preferências. Os fluminenses são conhecidos por expressões como "mermão" (meu irmão) e "bróder" (brother, irmão em inglês), que trazem um charme único ao seu modo de falar. Em seguida, estão os mineiros e gaúchos na preferência dos entrevistados.


O estudo evidenciou a diversidade linguística do Brasil e como a língua portuguesa é enriquecida pelas diferentes pronúncias regionais. Cada estado possui suas próprias gírias, jargões e pronúncias distintas, que fortalecem a identidade e o senso de pertencimento dos brasileiros, além de despertarem a curiosidade de quem ouve de fora.


A pesquisa da Preply considerou os oito sotaques mais mencionados em amostras anteriores realizadas pela plataforma, abrangendo o Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Santa Catarina.


Por @alexferreira.dna | "Fique de olho!

Siga @jornalcarangola⤵️

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

49.png

Parceiros

exame.png
sicredi 2.gif
2.png
mauricio padilha.png
FOTO PERFIL.png
projetilar.png
LOGOS AYA 2.png
sicredibotucarai_1705112161896.jpeg
PURO SABOR FOTO PERFIL.png
sicredibotucarai_1699012659833.jpeg
sinergiasolar1_1699029985861.jpeg
sicredi_1705671512067.jpeg
sicredibotucarai_1705112184178.jpeg
FOTO-PERFIL.png
jornalcarangola_1705119737294.jpeg
PERFIL.png
bottom of page