Buscar
  • Jornal Carangola

Polícia Militar divulga dicas de segurança para o feriado da Semana Santa 2019

A Polícia Militar reforçará o Policiamento Operacional durante o Feriado da Semana Santa do corrente ano, em todo estado, a fim de garantir a segurança e a incolumidade dos cidadãos Mineiros, bem como de seus lares.

O crime de furto está diretamente ligado ao comportamento da vítima, pois o infrator que comete o delito não utiliza de violência ou grave ameaça, mas se aproveita da distração ou do descuido da vítima e da disponibilidade ou da facilidade de subtrair o bem. Sendo assim, a Polícia Militar de Minas Gerais além do policiamento rotineiro com vistas à prevenção, procura incessantemente conscientizar a sociedade para adotar medidas de autoproteção.
Sabe-se que durante os dias de feriado as pessoas aproveitam para viajar e passear, com isso, oportunistas podem se valer da ausência dos cidadãos de suas residências para praticarem diversos delitos, logo, é necessário estar atento:

CUIDADOS DURANTE O FERIADO

Na residência:
1) Antes de se ausentar da residência, confira se as portas, janelas e portões estão trancados de modo adequado e os alarmes devidamente acionados; 2) Comunique-se com seu vizinho ou pessoa de confiança. Na sua ausência, o imóvel deve ser observado e diante da presença de qualquer pessoa ou veículo suspeito, a Polícia Militar deve ser acionada imediatamente para realizar abordagem; 3) Evite deixar o imóvel com aparência de local vazio, cortinas e persianas totalmente fechadas, a mesma lâmpada acesa dia e noite, acúmulo de correspondências e jornais também denunciam ausência dos moradores do imóvel; 4) Evite deixar escadas e outras ferramentas facilitadoras para ação de criminosos e acesso ao bem; 5) Não deixe chaves reservas escondidas embaixo de tapetes, dentro de vasos, sobre batentes de portas, janelas, etc; 6) Ao chegar, procure identificar a presença de desconhecidos, antes de desligar e desembarcar de seu veículo ou entrar em sua casa. Caso existam sinais de arrombamento, não entre no imóvel e acione a Polícia Militar.

No trânsito:
1) Dirija com segurança, respeitando a sinalização, as autoridades policiais e os demais motoristas e usuários da via; 2) Use sempre o cinto de segurança, pois ele é obrigatório a todos ocupantes do veículo; 3) Não dirija após a ingestão de bebidas alcoólicas. Lembre-se que álcool e direção não combinam; 4) Atente-se para o uso correto das cadeirinhas de transportar as crianças. De todas as medidas de prevenção, a participação nas Redes de Proteção Preventiva é a mais importante e eficaz. Participe das reuniões sobre a segurança, procure a Base de Segurança Comunitária mais próxima de você! Informe-se e seja um integrante da rede entre a Polícia Militar e a Comunidade.
Seja amigo da segurança:
Ocorrências de extravio de documentos, dano e acidente de trânsito sem vítima poderão ser registradas através do site: Delegacia Virtual.
O cidadão também poderá deslocar até à Base de Segurança Comunitária ou Companhia mais próxima.
Lembre-se: para emergências, acione a Polícia Militar através do 190. Ajude-nos a ajudar você: denuncie qualquer situação suspeita.

Diretoria de Comunicação Organizacional - Centro de Jornalismo Policial

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

FOTO-PERFIL.png
ORÇAMENTO.png

Parceiros

exame.png
mobile-1.png
açougue-fava.png
campestre-branco.png
mauricio padilha.png
FORNO-&CIA.png
projetilar.png
michelle.png
jornal-carangola.png