Buscar
  • Jornal Carangola

Prefeitura de Carangola intensifica ações de combate a Dengue no município

A prefeitura de Carangola divulgou na manhã dessa quarta-feira o cronograma do movimento realizado a partir da próxima segunda-feira (27) em prol da luta contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de diversas doenças entre elas a dengue, febre zika e chikungunya. Veja nota da íntegra:

COMUNICADO

A prefeitura de Carangola vem comunicar a todos carangolenses e que dará início no dia 27/05/19 (segunda-feira) ao mutirão de limpeza em prol da luta contra o mosquito Aedes Aegypti que vai até o dia 26/06/19. O principal objetivo é a eliminação do lixo que possa acumular água e servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre zika e chikungunya. A ação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


O mutirão de limpeza acontece irá acontecer em todos os bairros da cidade. Serão recolhidos todos os materiais descartáveis que acumulem água e entulhos. Os moradores que possuem entulho nos quintais das residências podem depositar nas calçadas para que a equipe responsável possa recolher e descartá-los de forma correta em dia e horário predeterminados. Lembramos que esse tipo de descarte fora dos dias de mutirão está sujeito a multa.


O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Fernando Fonseca, reforçou que, para o combate a essas doenças é necessária a conscientização dos moradores, mas que, desde já, a prefeitura deve iniciar os trabalhos de limpeza. “Iremos iniciar as ações de prevenção com a limpeza e retirada de entulhos e descartes de lugares que possuem água parada. Será feito um trabalho de visitação em cada residência com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde para que conscientizem os moradores e buscar a eliminação dos focos de mosquito”, comenta.


Luiz Fernando ainda explicou que a diminuição do mosquito Aedes aegypti é importante para o sistema de saúde do município. “Devemos combater esse mosquito, precisamos exterminar a presença do Aedes aegypti, o causador da dengue, febre zika e chikungunya que infesta o país. Se conseguirmos realizar o trabalho de visitação e notificar os moradores sobre os focos do mosquito dentro das residências, iremos consequentemente diminuir de forma considerável o número de atendimentos e possibilidades de internações hospitalares ocasionadas pelo mosquito”, salienta.


O prefeito Paulo Pettersen, afirma que a parceria desenvolvida pelas secretarias, principalmente, na tentativa de eliminar o problema dos focos de mosquito já é comemorada pelo empenho e determinação dos servidores e todos os envolvidos nessa frente de trabalho e será apenas uma das diversas ações a serem realizadas no município em prol da luta contra o mosquito Aedes Aegypti.


A população deve estar atenta a visita dos agentes de saúde que estarão orientando sobre a coleta dos entulhos e também ao carro de som, que anunciará o dia correto que será feito o recolhimento, para então os moradores colocarem os materiais nas calçadas em frente às suas casas.


É importante que os moradores esperem o anúncio do carro de som ou a visita dos agentes de endemias para que não fique lixo acumulado nas calçadas após o dia de coleta de cada localidade.

Confira a programação para seu bairro:

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Carangola

O Jornal Carangola não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens.
O Jornal Carangola se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas.
As opiniões são de responsabilidade exclusivamente de seus autores.

FOTO-PERFIL.png
ORÇAMENTO.png

Parceiros

exame.png
mobile-1.png
açougue-fava.png
campestre-branco.png
mauricio padilha.png
FORNO-&CIA.png
projetilar.png
michelle.png
jornal-carangola.png