Novo viveiro florestal é inaugurado em presídio de Itaperuna
Unidade do programa Replantando Vida terá capacidade para produzir 250 mil mudas por ano
Novo viveiro florestal é inaugurado em presídio de Itaperuna
Unidade do programa Replantando Vida terá capacidade para produzir 250 mil mudas por ano
O programa socioambiental Replantando Vida, da Cedae, ganhou mais um reforço nesta quinta-feira (11) com a inauguração do viveiro florestal João Paulo Tinoco, instalado no presídio Norberto Ferreira de Moraes, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Esta é a oitava unidade do programa e a terceira localizada dentro de uma unidade prisional.
Instalado em uma área de 7,4 mil m², o novo viveiro terá capacidade para produzir até 250 mil mudas por ano, ampliando a produção total do programa para 2,45 milhões de mudas anuais. A unidade vai abastecer ações de restauração ambiental em municípios do Noroeste Fluminense e nas bacias dos rios Pomba e Muriaé, fundamentais para o abastecimento hídrico da região.
Com a inauguração, o número de participantes do programa deve subir de 39 para 60, atuando tanto no cultivo das mudas quanto em ações de reflorestamento. O diretor de Sustentabilidade da Cedae, Philipe Campello, destacou que a produção anual permitirá restaurar o equivalente a 120 hectares em uma região que possui apenas 5% de cobertura florestal.
Durante o evento, a Cedae assinou um termo de compromisso com a Prefeitura de Miracema para ampliar a cobertura florestal do município. As bases florestais da empresa no Noroeste receberam drones para monitoramento das áreas restauradas. Autoridades como o secretário estadual Jair Bittencourt, o prefeito de Itaperuna, Emanuel da Silva, e a prefeita de Miracema, Alessandra Freire, participaram da cerimônia.
No período da tarde, equipes da Cedae e da Prefeitura de Itaperuna iniciaram o plantio de 100 mudas de ipês amarelos e rosas, formando uma alameda na Avenida Doutor Cory Pillar, no bairro Cidade Nova.





COMENTÁRIOS