Seja bem-vindo
Carangola,28/06/2026

  • A +
  • A -

Governo cria novo protocolo de segurança para alertas da Defesa Civil

agenciabrasil.ebc.com.br
Governo cria novo protocolo de segurança para alertas da Defesa Civil

Após ataque hacker e disparo de notificações falsas, o governo testou a segurança no envio de alertas e garantiu que o sistema da Defesa Civil está em pleno funcionamento.



O teste, realizado nessa sexta-feira (26), contou com a participação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Agência Nacional de Telecomunicações e da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações.



A medida foi adotada depois que milhões de brasileiros receberam, na madrugada do último sábado, alertas sonoros nos celulares com as palavras "misantropia" e "invasão alienígena".



As notificações foram enviadas durante uma invasão cibernética ao sistema da Defesa Civil. A Polícia Federal, inclusive, abriu um inquérito para investigar o caso.



A partir da próxima semana, para reforçar a segurança, será implementado o protocolo automático de envio de alertas por meio da tecnologia VPN, a Rede Privada Virtual.



A ferramenta cria uma conexão segura entre o dispositivo e a internet, aumentando a privacidade e a proteção dos dados durante a navegação.



Com esse protocolo, as notificações de estados e municípios em situação de emergência serão enviadas diretamente para a IDAP, a Interface de Divulgação de Alertas Públicos, responsável pelo disparo dos alertas. Os acessos serão permitidos apenas por meio da conta Gov.br.



Segundo o Ministério da Integração, também estão em plena operação no país os envios de alertas via WhatsApp, SMS e TV por assinatura.


1:38




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.