Seja bem-vindo
Carangola,25/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Lula classifica como ‘abominável’ ato de Trump de expedir visto com gênero masculino para Erika Hilton

jovempan.com.br
Lula classifica como ‘abominável’ ato de Trump de expedir visto com gênero masculino para Erika Hilton




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “abominável” o episódio em que o visto americano da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) foi expedido com identificação de gênero masculino. O presidente esteve com a parlamentar em cerimônia no Palácio do Planalto para sanção de projetos de lei sobre direitos das mulheres, nesta quinta-feira (24).


“Quem tem o direito de discutir o que essa mulher é o Brasil e é ela sobretudo, é a ciência, não é o decreto do Trump“, disse. O presidente acrescentou o episódio como um caso de “ingerência da embaixada americana no documento de uma deputada brasileira”. Lula ainda cobrou que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, divulgue um posicionamento oficial sobre o tema.


Relembre o caso


A deputada federal Erika Hilton afirmou ter recebido o seu visto para ingresso nos Estados Unidos da América identificada como pessoa do gênero masculino, no último dia 16. A parlamentar classificou o ocorrido como um caso de transfobia e disse que vai acionar a Organização das Nações Unidas (ONU) contra o governo dos EUA.


Ela iria ao país para participar da Brazil Conference, evento organizado pela comunidade brasileira da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), mas desistiu da viagem devido à situação. A deputada Duda Salabert também afirmou que teve seu gênero alterado para masculino em seu visto.


A parlamentar afirmou que o episódio é um “desrespeito à soberania do Brasil e aos direitos humanos mais básicos”. Seu caso veio à tona no dia seguinte à publicação de Erika. A assessoria de imprensa da embaixada dos Estados Unidos informou que, “de acordo com a Ordem Executiva 14168, é política dos EUA reconhecer dois sexos, masculino e feminino, considerados imutáveis desde o nascimento”.


*Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Carolina Ferreira







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.