Seja bem-vindo
Carangola,08/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Cardeais seguem para segundo dia do conclave nesta quinta-feira (8)

agenciabrasil.ebc.com.br
Cardeais seguem para segundo dia do conclave nesta quinta-feira (8)



Baixar


O primeiro dia do conclave, que vai escolher o novo líder supremo da Igreja Católica, terminou com fumaça preta na chaminé da Capela Sistina. O que significa que o novo papa, sucessor do papa Francisco, ainda não foi escolhido.



Milhares de pessoas esperavam na praça em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano, quando o primeiro sinal da chaminé saiu, às 16h, horário de Brasília, 21h, horário do Vaticano, com duas horas de atraso da previsão dada pelo Vaticano.



Com esse resultado, os 133 cardeais reunidos a portas fechadas na Capela Sistina seguem nesta quinta-feira (8) para o segundo dia do conclave.



O dia começou com uma missa, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, para preparar espiritualmente o Colégio Cardinalício para a eleição do novo sucessor do papado. Em seu discurso, o decano – o mais velho entre todos os cardeais – destacou a importância da eleição de um papa que a Igreja e a humanidade precisam.



Em seguida, as portas da Capela Sistina foram fechadas e teve início o primeiro dia de conclave. Os cardeais vão permanecer incomunicáveis no Vaticano até chegarem a uma decisão.



Na avaliação de Marcelo Barros, monge beneditino e teólogo, com 80 anos, 64 de Igreja Católica, a previsão é que o conclave leve de dois a três dias para ser concluído. Cento e oito dos 133 cardeais nunca participaram da escolha de um pontífice.



Alguns cardeais são apontados como favoritos para ser o novo papa. Entre eles, Luis Antonio Tagle, das Filipinas, que pode se tornar o primeiro papa asiático e o cardeal Ambomgo, da República Democrática do Congo, na África. 



O professor Rodrigo Coppe, historiador em Ciências de Religião, também cita outros nomes que estão entre os mais cotados.



A partir desta quinta-feira (8), os cardeais passam a votar quatro vezes por dia: duas pela manhã e duas à tarde. Para que um nome seja eleito, são necessários dois terços dos votos: ao menos 89.  



Ao final de cada rodada, as cédulas são queimadas. A cor da fumaça preta indica que não houve decisão. Se for branca, um novo papa foi escolhido. 



Até lá, os olhos do mundo estarão voltados para a chaminé da Capela Sistina.



Cardinal Antonio Maria Veglio attends the Holy Mass, celebrated for the election of the new pope, presided over by the Dean of the College of Cardinals, Cardinal Giovanni Battista Re, in St. Peter’s Basilica, at the Vatican, May 7, 2025. REUTERS/Murad Sezer


© Reuters/Murad Sezer/Proibida reprodução


Geral Os 133 religiosos permanecerão incomunicáveis até a tomada da decisão São Paulo 07/05/2025 - 19:41 Fabiana Sampaio / Paulliny Fernandes Joana Cortes, da Rádio Nacional Papa conclave quarta-feira, 7 Maio, 2025 - 19:41 3:07




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.