Seja bem-vindo
Carangola,18/05/2025

  • A +
  • A -

Defesa Civil emite alerta de emergência respiratória e orienta vacinação contra gripe

Alerta da Defesa Civil convoca população acima de 6 meses para vacinação imediata contra gripe diante do aumento de casos de SRAG

g1.globo.com
Defesa Civil emite alerta de emergência respiratória e orienta vacinação contra gripe Alerta Defesa Civil de Belo Horizonte, Prefeitura de BH, SES-MG



Belo Horizonte Declara Emergência Respiratória e Libera Vacinação Contra Gripe para Toda a População



Alerta da Defesa Civil convoca população acima de 6 meses para vacinação imediata contra gripe diante do aumento de casos de SRAG


Belo Horizonte (MG) entrou em situação de emergência em saúde pública desde 30 de abril, após o aumento expressivo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Neste sábado (17), a Defesa Civil emitiu um alerta urgente convocando toda a população acima de 6 meses de idade para se vacinar contra a gripe.



Belo Horizonte em emergência respiratória! Vacina contra gripe disponível para todos acima de 6 meses. Vá à unidade de saúde!”, dizia a mensagem enviada por SMS aos moradores da capital.



A vacina contra o vírus influenza é considerada essencial para reduzir complicações de doenças respiratórias e evitar a sobrecarga no sistema de saúde. A campanha conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.



Dados alarmantes e públicos vulneráveis


De janeiro até a última semana, 7.051 solicitações de internação por doenças respiratórias foram registradas na rede SUS de Belo Horizonte. Desse total, 1.365 foram para crianças com menos de um ano e 2.540 para idosos com 60 anos ou mais — os dois grupos mais vulneráveis à SRAG.



Até o momento, 141 mortes por SRAG já foram confirmadas na capital mineira. A síndrome pode ser causada não só pelo vírus da gripe, mas também por coronavírus, rinovírus e vírus sincicial respiratório, entre outros.



Centros de saúde com atendimento exclusivo


Para atender à alta demanda, cinco centros de saúde localizados nas regionais Barreiro, Nordeste, Norte, Oeste e Venda Nova abriram neste sábado para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas respiratórios leves e aplicação da vacina contra a gripe.



A Secretaria Municipal de Saúde orienta que pacientes com sintomas como coriza, tosse ou dor de garganta procurem os centros de saúde, deixando as UPAs livres para casos de maior urgência.



A vacinação é aberta a toda a população a partir dos seis meses de idade, sem necessidade de agendamento.




Vacinação contra gripe em Belo Horizonte
Vacina da gripe disponível para toda população a partir dos 6 meses em BH — Reprodução/SES




Fonte: Alerta Defesa Civil de Belo Horizonte, Prefeitura de BH, SES-MG















COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.