MS descarta suspeita de gripe aviária em trabalhador de granja

O Ministério da Saúde descartou o caso suspeito de influenza aviária em um trabalhador da granja do município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi identificado foco da doença em aves.
O exame foi realizado pela Fiocruz, laboratório referência nacional para vírus respiratórios. Neste momento, não há outros casos suspeitos ou em investigação no país.
Todas as pessoas que podem ter sido expostas ao vírus por contato direto com aves infectadas estão sendo monitoradas pelo Ministério da Saúde, junto com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul. Não há registro em todo o mundo de transmissão da gripe aviária de uma pessoa para outra.
O Ministério da Saúde esclarece que o risco de infecção humana é baixo e não ocorre pelo consumo de carne ou ovos, mas por contato direto com as aves doentes ou com ambientes contaminados.
Para quem atua com animais silvestres, recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual após identificação de animais infectados ou com sintomas sugestivos de influenza aviária, como luvas, máscara N95 ou superior, proteção ocular, além de cuidados com a higiene das mãos, evitar tocar os olhos, boca e nariz e trocar de roupa após contato com animais infectados.

Geral Exame foi realizado pela Fiocruz, referência para vírus respiratórios Brasília 20/05/2025 - 18:25 Roberto Piza / Paulliny Fernandes Daniella Longuinho, da Rádio Nacional gripe aviária Fiocruz granja terça-feira, 20 Maio, 2025 - 18:25 1:37
COMENTÁRIOS