Forte chuva alaga ruas de Itaperuna e arrasta carros e caçamba; VÍDEO
Chuva intensa em menos de uma hora causou alagamentos, isolou hospital e interrompeu vias; cidade registrou 76 mm de precipitação
Temporal provoca enxurrada e arrasta carros em Itaperuna
Chuva intensa em menos de uma hora causou alagamentos, isolou hospital e interrompeu vias; cidade registrou 76 mm de precipitação
Um forte temporal atingiu na tarde desta segunda-feira (2), provocando alagamentos em diversos pontos da cidade e cenas de enxurrada que arrastaram veículos e até uma caçamba. A chuva começou por volta das 16h e, em menos de uma hora, foram registrados 76 milímetros de precipitação.
O volume superou em quase quatro vezes a previsão inicial da Defesa Civil para o período da tarde e noite. O já havia emitido alerta para chuvas de até 100 mm por dia no estado do Rio de Janeiro neste início de fevereiro.
Imagens que circularam nas redes sociais mostram pelo menos cinco carros sendo arrastados pela força da água no bairro Vinhosa, o mais atingido. Em alguns trechos, o nível da água ultrapassou meio metro. Além dos alagamentos, a Defesa Civil registrou deslizamentos de terra e queda de árvores. Não houve registro de feridos.
No Centro da cidade, o Hospital São José do Avaí ficou completamente ilhado. Todos os acessos foram bloqueados pela água, impedindo a entrada e saída de pessoas, deixando pacientes e funcionários isolados temporariamente no local.
As principais avenidas, como a Cardoso Moreira e a Presidente Dutra, ficaram paralisadas. Motoristas tentaram proteger os veículos subindo em calçadas e ciclovias para escapar da correnteza. A rodoviária também foi tomada pela água, com alagamentos pela parte inferior e infiltrações pelo telhado.
Na BR-356, na saída da cidade, próximo ao quilômetro 5, o tráfego precisou ser interrompido. Alunos do Instituto Federal buscaram abrigo em pontos de ônibus, permanecendo sobre os bancos enquanto a água cobria a via. A rua da feira também foi completamente alagada.
Diante da situação, a prefeitura de Itaperuna divulgou comunicado cancelando os eventos de pré-carnaval. Segundo o secretário de Defesa Civil, Daniel Bernardo, “estava prevista uma precipitação máxima de 19 mm para o período, mas choveu mais do que qualquer município consegue suportar com seus sistemas de drenagem”. À noite, voltou a chover forte na cidade.
Chuvas intensas e ZCAS
O Inmet emitiu alerta para chuvas de até 100 mm por dia no estado do Rio de Janeiro neste início de fevereiro. Em Itaperuna, foram registrados 76 mm de chuva em menos de uma hora, volume considerado extremo para sistemas urbanos de drenagem.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorece a formação de corredores de umidade, tornando a chuva mais frequente e intensa, segundo a Climatempo. Chuvas concentradas em curto intervalo elevam rapidamente o nível da água, aumentando o risco de enxurradas, alagamentos e deslizamentos, especialmente em áreas urbanizadas.
Assista alguns registros:
Fontes: Defesa Civil de Itaperuna; Inmet; Climatempo; Jornal Carangola





COMENTÁRIOS