Seja bem-vindo
Carangola,16/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Bebê recebe medicamento para AME após incorporação do remédio ao SUS

agenciabrasil.ebc.com.br
Bebê recebe medicamento para AME após incorporação do remédio ao SUS



Baixar


Uma bebê com atrofia muscular espinhal do tipo 1 foi a primeira a receber a aplicação de Zolgensma depois que o remédio foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento, um dos mais caros do mundo, custando entre R$ 7 milhões e 10 milhões, é utilizado para tratar a doença conhecida como AME em bebês de até 6 meses de idade.



A atrofia muscular espinhal do tipo 1 é uma doença rara, de causa genética, que, se não for tratada, pode matar antes dos 2 anos de idade, devido à falência respiratória.



Milena Brito – mãe da bebê que recebeu, pela primeira vez, o remédio de forma gratuita pelo SUS depois de incorporado – falou o que significa ter acesso ao medicamento:




“Ver a minha filha, daqui para frente, poder andar, caminhar, falar, me chamar de mãe vai ser excelente. Eu posso viver a maternidade de uma forma diferente, pois a gente acha que nunca pode acontecer na nossa família. Eu tenho apenas 20 anos, e é minha primeira filha. Para mim, foi muito difícil receber um diagnóstico com 13 dias. Daqui para frente, eu vou poder trajar a adolescência. Ela (vai) poder sair comigo, ser minha melhor amiga, conversar, vai ser excelente”.




A médica Janaína Monteiro, que acompanha a bebê de Milena, falou sobre a primeira aplicação do Zolgensma na pequena, depois de o remédio ser incorporado ao SUS:



“A gente tem a honra de viver essa história, de pegar uma criança sem sintomas, de tratar, e que hoje, nos estudos, a gente tem crianças bem maiores que se mantêm sem sintomas. Foi muito tranquila a infusão, é uma criança bem esperta nossa gatinha. Acho que ela teve uma questão de náusea, um episódio mais importante de vômito, esperado também. Nesse primeiro mês, toda semana a gente vai colher exames, pra gente saber, primeiro, se a gente não vai ter nenhuma progressão de doença”.



A aplicação do medicamento foi no Hospital da Criança José Alencar, em Brasília, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, antes ser incorporado ao SUS, 160 crianças já haviam tomado o remédio de graça, mas por meio de ações na justiça.  




“Agora, a gente estabelece um protocolo pré-definido, com garantia para as famílias e para os profissionais. Uma forma de acompanhamento e algo extremamente inovador. É o primeiro caso no Brasil, um dos primeiros do mundo, que essa contratação será acompanhada o êxito. Ou seja, a gente paga 40% na primeira dose. Depois, nós vamos acompanhando as melhorias clínicas que vão acontecer nessa criança, pagando 20% a cada bom resultado clínico”, destacou o ministro.




Para os pacientes acima dos 6 meses de idade, o SUS garante dois medicamentos gratuitos na rede pública para os tipos 1 e 2 da AME: o Nusinersena e o Risdiplam.



Os 28 serviços de referência do SUS com terapia gênica para a atrofia muscular espinhal estão localizados em 18 estados. Acesse a página do Ministério da Saúde para mais informações: gov.br/saude.



Brasília (DF), 15/05/2025 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fala sobre os primeiros atendimentos com o remédio Zolgensma no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento, um dos mais caros do mundo, é usado para tratar a Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1, e foi incorporado ao SUS recentemente. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil


© Bruno Peres/Agência Brasil


Saúde Aplicação foi feita em Brasília, com a presença do ministro da Saúde Brasília 15/05/2025 - 20:35 Rafael Gasparotto / Rafael Guimarães Oussama El Ghaouri – Repórter da Rádio Nacional Ministério da Saúde SUS Alexandre Padilha ame Zolgensma quinta-feira, 15 Maio, 2025 - 20:35 3:15




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.